Os versos do Poeta Pereira, a contação de histórias da Cia Biruta e os repentes de Valdir Lemos e Gonzaga Neto movimentaram a feira do bairro João de Deus nesse domingo (04). Com o objetivo de difundir a cultura popular, integrando-a ao ambiente da feira livre, as apresentações fazem parte do projeto “Cultura Livre nas Feiras”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, desenvolvida com o apoio da Secretaria de Cultura de Petrolina e da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Lançado em Petrolina no fim de semana anterior, o projeto já passou pelas feiras da Areia Branca e da Cohab Massango, onde a população pode prestigiar apresentações de humor, de orquestra de Frevo, grupo de Maracatu e espetáculo de dança popular pernambucana. De acordo com Cristiane Crispim, Gerente de Articulação da Secretaria de Cultura de Petrolina, o projeto tem a preocupação de incentivar as produções locais. “Todos os artistas que se apresentaram até agora são de Petrolina”, afirmou.
Executado ao longo de todo o ano, o projeto realizará rodízios entres as feiras dos bairros Areia Branca, Ouro Preto, João de Deus e Cohab Massangano, garantindo aos moradores dessas comunidades e bairros adjacentes o convívio cotidiano com expressões artísticas e manifestações culturais populares que versam sobre o sentimento de pertencimento e a identidade pernambucana e petrolinense.
Fazer compras semanais em mercados populares, ao ar livre, já é um costume dos moradores de Petrolina. “Agora, contudo, a população tem um motivo a mais para ir à feira livre com toda a família. As apresentações são pensadas para todos os públicos e, certamente, agradarão a filhos, pais e avôs”, garantiu a Secretária de Cultura, Roberta Duarte. No próximo domingo (11), o “Cultura Livre nas Feiras” estará no bairro Ouro Preto. A programação inicia às 7h e promete muita animação.