Pelo segundo ano consecutivo, alunos de Engenharia de Mobilidade (Mecânica, Produção e Elétrica) da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) em Juazeiro estão desenvolvendo um projeto de uma aeronave em escala reduzida rádio controlada não tripulada. Eles pretendem participar da competição SAE Brasil Aerodesign realizada anualmente no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), projeto que visa a aplicação e aprendizagem de conceitos em engenharia aeronáutica com o objetivo de inovar, projetar, construir e testar um avião em escala nãotripulado e rádio controlado, decolando com a maior carga possível. Segundo o capitão do projeto, o aluno de Engenharia Mecânica Anderson Pereira, a ideia partiu de dois colegas, que propuseram a iniciativa junto ao Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) da universidade, que em seguida foi levada para a coordenação. De acordo com o professor José Bismark, que possui Doutorado em Engenharia Mecânica e coordena o projeto juntamente com o professor Doutor Luiz Mariano, a principal finalidade é a criação e difusão de novas tecnologias no Vale do São Francisco, considerada por eles uma região carente em tecnologia. O projeto recebeu o nome de F-Carranca Aerodesign.
A competição, que é uma vitrine para que os estudantes possam mostrar seus projetos e discutir ideias, ocorre anualmente em São José dos Campos (interior de São Paulo). A equipe F-Carranca teve sua primeira participação no ano de 2012 e em sua primeira participação foi muito elogiada pelos juízes e integrantes das demais equipes.Em 2013 o evento será realizado entre os dias 24 a 27 de outubro.
A equipe F-Carranca é composta atualmente por 18 alunos. O início do projeto começa com um processo seletivo anual, geralmente após o término da competição. A seleção é feita através de uma prova técnica de acordo com a subárea escolhida pelo participante: Aerodinâmica, Cargas e Estruturas, Estabilidade e Controle eAnálise de Desempenho. Para o projeto deste ano, a equipe conta com o apoio de 10 patrocinadores, mas tem encontrado muitas dificuldades para conseguir apoio. Um dos fatores que dificulta os patrocínios é a ausência de um parque industrial de grande porte na região do Vale do São Francisco.
Incentivo
Para o universitário Pedro Henrique, a opção de entrar no projeto é um desejo de adquirir conhecimento e experiência no setor aeronáutico. Já para Bruno Pereira, estudante do 8º período de Engenharia Mecânica (que faz parte da subárea de Cargas e Estruturas da equipe), a participação na equipe está sendo proveitosa. “Entrei para obter noções de trabalho em equipe, desenvolvimento de projetos e aprender a utilizar novos softwares. O trabalho desenvolvido permitirá adquirir experiência no desenvolvimento de projetos futuros”, avalia. A equipe F-Carraca estará com um estand na 24ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), em Juazeiro, para apresentar o projeto à comunidade em geral e buscar novos parceiros.