Evidenciando as Narrativas do Feminino, começa nesta terça-feira (7/11) a quarta edição do Entre Margens, projeto de literatura realizado pelo Sesc Petrolina. A programação é gratuita, e segue até sábado (11/11), com palestras, degustações literárias, oficinas, debates e intervenções em Juazeiro-BA e Petrolina-PE.
Com a participação de escritores locais e de outras regiões do país, professores, estudantes, artistas e o público em geral, as atividades começam às 9h de terça-feira (7/11), na Sala do Teatro Dona Amélia, com a oficina “O Caderno do Artista” que será ministrada durante dois dias pelo Coletivo PE/BA da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A finalidade da oficina é criar um percurso poético para a criação artística nas artes visuais, apropriando-se de recursos comuns e usuais, estéticos e literários.
Às 16h, o projeto acontece na orla de Juazeiro, nas proximidades do ponto de embarque das barcas que fazem a travessia, a intervenção “Oráculo Literário”, com o Grupo Clã Virá (Juazeiro- BA/ Petrolina- PE). Às 19h30, Agda Elen, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Literatura (Nepel) (Petrolina- PE), apresenta uma intervenção literária no Sesc.
À noite, a programação tem início às 19h30, com a conversa “Múltiplos Olhares sobre o Universo Feminino”, que vai contar com a participação das escritoras Cida Pedrosa (Recife-PE), Elisabet Moreira (Petrolina-PE), Milena Silva (Petrolina-PE), Socorro Lacerda (Petrolina- PE), e mediação de Cátia Cardoso.
Na quarta-feira (8/11), às 16h, na Orla da cidade, é a vez de Petrolina assistir a intervenção Oráculo Literário do Grupo Clã Virá . Às 19h30 acontece no Sesc a intervenção literária com Diêgo Milhomens , do Nepel. Logo em seguida, a Cia Biruta e Núcleo Biruta de Teatro (Petrolina- PE), apresentam no Teatro Dona Amélia, o “Processo Medusa”.
Na quinta-feira (9/11), às 9h, tem início a oficina prática “Música Poesia e Silêncio”, que oportuniza aguçar e trabalhar a percepção do artista, ou do estudante, através de exercícios, jogos e variadas dinâmicas que possibilitam a descoberta e exploração de caminhos próprios para a criação. A oficina será ministrada pelo doutor em Filosofia pela UFRJ, Zé Luiz Rinald. Com pós-doutorado em Artes Cênicas e Filosofia, Rinald tem 25 anos de experiência docente e no desenvolvimento e estruturação de cursos de formação artística. Ele também integra o grupo MEB – Música Extemporânea Brasileira.
Às 16h, na lateral do teatro, acontece a Degustação Literária com a escritora Thalliny Lavor e a atriz Raphaela de Paula| (Petrolina- PE). A partir das 19h30, tem intervenção literária com Lucas Pasion do (Nepel) . Em seguida, na lateral do teatro, acontece o encontro “Vozes-mulheres: além das margens”, com a Cia: A Árvore que dá versos (Petrolina- PE).
A escritora Socorro Lacerda (Petrolina-PE) e a Trupe Novo Ato Contadores de Histórias (Juazeiro- BA), participam da Degustação Literária na sexta-feira (10/11), às 16h na lateral do teatro. A intervenção literária, às 19h30, será com Amanda Barbosa , do (Nepel). No mesmo horário, no Teatro Dona Amélia será realizada a palestra “A escrita feminina, escrevendo o corpo da mulher”, com a escritora Lúcia Lucia Bettencourt (Rio de Janeiro- RJ) e mediação do gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho (Recife- PE).
A programação será encerrada no sábado (11/11), às 19h30, no Teatro Dona Amélia, com Intervenção Literária com Rafael Moraes , da Trup Errante (Petrolina- PE) e o espetáculo “Boca do Mundo”, do grupo MEB – Música Extemporânea Brasileira (Rio de Janeiro- RJ).




