O poeta, compositor, dramaturgo e diplomata carioca Vinicius de Moraes completaria 100 anos no dia 19 de outubro, ele nasceu em 1913 e morreu no dia 9 de julho de 1980. Vinicius, parceiro de Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, era amigo-irmão de João Gilberto, intérprete maior das suas canções e a terra do mestre da bossa nova, depois da escola de samba União da ilha, se antecipa nas homenagens ao centenário do poeta de “garota de Ipanema” “tarde em Itapuã” e tantos outros clássicos da música universal brasileira.
A primeira edição do projeto experimental O Vapor do Sol vai iniciar as comemorações dos 100 anos do “poetinha” no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e pelo mundo inteiro muitas homenagens vão acontecer a partir de agora.
O Compositor juazeirense Maurício Dias (Mauriçola) vai reunir amigos músicos, poetas, atores, e iniciar o projeto o Vapor do Sol que pretende transformar o “por do Sol” das quintas feiras, na orla nova da cidade, ao lado do “vaporzinho” num grande encontro cultural com cerveja, acarajé, tapioca, espetinho, feira literária, “brechó” música, teatro, dança, vídeo, a partir das cinco horas da tarde. O Vapor do Sol do 14 de março, dia de Castro Alves e da poesia será em homenagem aos 100 anos do poeta Vinícius de Moraes em Juazeiro.