Neste sábado (20/09), o pátio da Escola Moysés Barbosa vai se transformar em um palco para a dança, abrindo os portões para toda a comunidade assistir apresentações gratuitamente. Na programação da mostra, que inicia às 15 horas, constam cinco grupos de artistas profissionais da região, incentivando a reflexão da prática artística dentro e fora do ambiente escolar.
O projeto Escola Em Movimento surgiu através dos sonhos de um professor, quando planejou abordar a dança na escola como uma linguagem de conhecimento de forma contextualizada. “Pretendo a partir disso, criar um grupo de dança dentro da escola, aliando estes estudos na teoria e na prática”, afirma Geraldo de Lima Lopes, arte-educador e idealizador do projeto.
Para alcançar seu sonho, algumas barreiras foram encontradas, como a falta de estrutura. Porém, com o projeto, eles irão poder criar na escola um sala adequada para dançar. “Cheguei na escola em 2012 e sempre percebi uma falta de espaço para essas aulas práticas, que aconteciam em espaços que não favoreciam à aprendizagem, nem tinham o conforto e cuidado que o corpo necessita para se experimentar”, lembra o professor.
Agora, falta conquistar o interesse dos alunos, para isso, uma mistura de linguagens serão apresentadas, como dança popular, dança contemporânea, dança de rua, capoeira e dança de salão. Além das apresentações, o projeto também contempla uma série de ações formativas para alunos e professores da instituição. Antes da mostra de espetáculos, os professores receberam uma capacitação em arte-educação e, nos próximos meses, ainda serão realizadas cinco oficinas para os alunos.
O sonho do professor de arte, foi viabilizado após a aprovação no edital Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura, e ainda conta com a parceria da Entre Lados Cia. de Dança, que assina a coordenação artística do projeto.