A equipe do Projeto Pertencer – Eu Vim da Ilha, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – FUNCULTURA e executado por profissionais da educação da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC, realizou novas atividades didáticas e de interatividade com a comunidade. Na primeira parte da programação, o jornalista e professor de história Jota Menezes abordou a temática: Memória e História, enfatizando a importância das lembranças, dos fatos históricos, individuais e coletivos, que contribuem com o processo de formação da comunidade. “Conversamos com alunos e moradores sobre o legado cultural e social comunitário e a importância da conservação desse patrimônio como condição essencial para a existência de um povo”, explicou.
Num segundo momento, a professora de língua portuguesa, Joelma Reis, interagiu com os alunos, aplicando um bingo cultural, destacando aspectos da cultura africana e os impactos e influências da linguagem na cultura brasileira. “Nós trabalhamos palavras de origem Iorubá e Banto e seus respectivos significados. Fizemos uma espécie de provocação em que os alunos tentavam lembrar das palavras de origem africana que se incorporaram, ao longo dos anos, ao vocabulário brasileiro e que fazem parte de nosso cotidiano”, afirmou. A atividade foi acompanhada pela psicóloga educacionalRalline soares.
A equipe ainda conversou com representantes da comunidade, a respeito de aspectos sobre a memória, manifestações culturais, comportamento social, costumes, ecologia e religião. Para a professora de história da Equipe de Ensino da SEDUC, Norma Lúcia, que vem acompanhando as atividades, os projetos paralelos de qualidade,contribuem muito com a apreensão do conhecimento no ensino regular . “No caso específico do Pertencer, vejo a contribuição nas áreas de história, geografia, sociologia, artes e língua portuguesa. A comunidade está bem receptiva à proposta”, explicou.




