Um projeto inédito, que será desenvolvido no Distrito de Pau a Pique, em Casa Nova, criará um novo modelo de piscicultura no município. O objetivo é buscar uma forma de sustentabilidade, que traga lucro, emprego e não agrida o meio ambiente.
A iniciativa da prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Bahia Pesca, irá beneficiar cerca de 20 famílias da Associação de Pau a Pique. O projeto que servirá de piloto no município será executado no primeiro semestre de 2012, através da implantação de tanques rede.
De acordo com a gerente regional da Bahia Pesca, Josiane Araújo, a partir do projeto, os piscicultores desenvolverão uma atividade com renda fixa, trabalhando no sistema de economia solidária. “A associação receberá da prefeitura os alevinos, e todo equipamento; e em sete meses já pode comercializar a tilapia, espécie, que será cultivada”.
Josiane Araújo lembra que através da implantação de tanques rede é possível produzir peixes no sistema intensivo com toda a segurança, gerando, inclusive lucratividade aos piscicultores. “Trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade”, destaca.
O prefeito, Orlando Xavier diz que a atividade pesqueira mantém muitas famílias casanovenses, no entanto é necessário um acompanhamento técnico, e equipamentos, “a prioridade do governo é poder fornecer ferramentas de trabalho para a população que mais necessita, para isso, desenvolvemos projetos que sirvam como fonte de trabalho e geração de renda”, ressaltou.