O secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, visitou nesta quinta-feira (09) área onde será implantada o Projeto Piloto Ilha do Vinho, na ilha do Massangano em Petrolina. De acordo com Newton Matsumoto, o projeto tem como objetivo ressaltar o potencial turístico, cultural, gastronômico e econômico da localidade.
A ideia da ilha do vinho, segundo Newton, é do prefeito Julio Lossio que tem buscado um meio de encontrar viabilidade econômica para os agricultores familiares da ilha, que precisam sair de sua comunidade para encontrar emprego na cidade. “Procuramos algo que associasse viabilidade econômica e o turismo, pois como todos sabem o enoturismo está em ascensão. O Vale do São Francisco tem crescido muito com a uva e o vinho, então pensamos na implantação de uma pequena área de uva na ilha, sem falar que já existe um projeto, para a instalação de uma agroindústria de beneficiamento da uva na Ilha do Massangano, agregando ainda mais valor”, declarou.
A visita do dia teve o objetivo de colher material para analise de acordo com Newton. “o primeiro passo foi dado, estamos colhendo terra para análise e com o resultado partimos para coletar amostras de solo, para começar a fazer as recomendações da área, que servirá como exemplo para outros agricultores”. O secretário explica ainda que, a partir do projeto o turismo na Ilha será fortalecido. “Um dos focos principais de movimentarmos o turismo na Ilha é o turista conhecer e vivenciar todo o processo produtivo da uva desde o plantio, até o consumo dos sucos e vinhos”, expôs.
Outros benefícios
A exploração de uma agroindústria de beneficiamento da uva será um incremento financeiro e um incentivo à agricultura familiar, já que esses trabalhadores poderão atuar no sistema agrícola, como produtores rurais. Fortalecidos pelo cooperativismo irão se organizar e transformar a economia local, que não será apenas proveniente da piscicultura, mas também da produção de frutas, geleias, vinhos e sucos.
A implantação da unidade agroindustrial permitirá que todo excedente da fruta seja processado e transformado em produtos, dentro dos padrões de qualidade que o mercado exige para a comercialização dentro e fora do Estado.
Fonte: ASCOM PMP