Com o objetivo de proporcionar lazer e acessibilidade às pessoas com deficiência, a secretaria executiva de Acessibilidade conseguiu trazer para Petrolina o projeto Praia Sem Barreiras, do Governo Estadual. Na cidade, a iniciativa recebe o nome de Rio Sem Barreiras e viabilizará o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao banho de rio.
Durante o ano de 2013, a pasta esteve em busca de implantar o projeto em Petrolina. Em novembro do mesmo ano, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) esteve no município inspecionando os locais apropriados para a instalação do Rio Sem Barreiras. “A Orla Fluvial foi escolhida devido aos critérios exigidos pela Empetur, que visam estabelecer o projeto nas proximidades da rede hoteleira, bares e restaurantes, telefones e transportes públicos”, explica a secretaria executiva de Acessibilidade, Rosemary Andrade.
Para a implantação da iniciativa na Orla, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, as secretarias executivas de Acessibilidade e Turismo e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estão reunidas para modificar a estrutura da Orla. De acordo com Rosemary será realizada uma rota acessível no local e a Compesa modificará o destino do esgoto que cai no rio. “O município está fazendo a sua parte com os projetos de revitalização da orla aprovados. Além disso, acreditamos que com a parceria da Compesa teremos o nosso Rio São Francisco limpo e a Orla fluvial apta ao banho para todos”
Segundo o gerente regional da Compesa, Igor Galindo, as obras de desvio do esgoto que cai na orla para a Lagoa de Estabilização Pedra do Bode deverá iniciar ainda nesse semestre. “Estamos correndo para desviar o esgoto que cai na orla. O projeto já está aprovado e licitado e as obras começaram nesse semestre”, garante Galindo.
Secom Petrolina