Garantir maior transparência sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco, bem como divulgar os programas ambientais em execução e as atividades sociais de capacitação. Estes são os principais objetivos das ações desenvolvidas pela Comunicação Itinerante. As atividades são realizadas, desde janeiro, nos centros de cidades cearenses, paraibanas e pernambucanas por onde a obra passa. Hoje, a Comunicação Itinerante visitará os municípios de Verdejante (PE), Barro (CE) e Monteiro (PB). As atividades também ocorrerão nas escolas publicas desses municípios.
A Comunicação Itinerante dispõe de uma estrutura temática itinerante, denominada ‘Espaço São Francisco’, que atende diversas ações simultâneas nos Eixos Norte e Leste do empreendimento. As instalações são feitas em praças públicas para que a população local tenha acesso às mesmas informações disponíveis nos Centros de Referência em Comunicação Social. Ao todo, cerca de mil pessoas participaram das seis ações realizadas nos municípios de Sertânia, Cabrobó, Betânia, localizados em Pernambuco, e nas cidades de Penaforte, Jati e Mauriti, que ficam no Estado do Ceará.
Para o professor e educador ambiental Francisco Dorisvan Furtado, a ação itinerante é importante para o município, uma vez que as informações do Projeto são disseminadas para um grande número de pessoas. “O espaço é interessante porque as informações são muito úteis não só pra mim, que sou educador, como todas as pessoas que serão beneficiadas por este projeto”, afirmou Dorisvan.
Composto por diversos materiais de divulgação, como banners informativos, folderes, perfil esquemático do Projeto nos Eixos Norte e Leste, o espaço conta também com imagens atualizadas do andamento das obras.
Para Jacinta Gomes, acompanhar de perto a estrutura da obra foi uma grande surpresa. “Eu achei de grande proveito ver essa obra acontecendo no nosso município. E gostei da atividade. Eu nunca tinha visto uma explicação mais real da importância da obra, e como ela está andando”, disse a moradora. Além das informações, cada visitante recebe um kit informativo com folderes explicativos sobre o empreendimento e os Programas Básicos Ambientais.
O trabalho da Comunicação Itinerante também visa a coletar depoimentos e sugestões. Segundo o professor Cícero Roberto Saraiva, a mobilização funciona como um incentivo à busca pela informação sobre o Projeto. “Eu considero este trabalho de muita importância, porque se o município de Mauriti se encontra na área de influência do Projeto São Francisco, a população precisa saber como está o projeto. Eu mesmo já tive a oportunidade de conhecer dois trechos da obra e sempre procuro saber sobre o andamento das frentes de serviço”, afirmou.
Para o estudante João Neto, as pessoas querem saber como estão sendo utilizados os recursos públicos, e como estão as frentes de trabalho do Projeto. Na avaliação dele, o Projeto de Integração do Rio São Francisco vai trazer mais qualidade de vida para a região. “O São Francisco vai trazer mais igualdade social para os milhares de nordestinos que sofrem com a seca”, enfatizou.
Programa Ambiental
O Programa Ambiental de Comunicação Social do Projeto São Francisco é considerado o de maior abrangência em relação ao público atingido e aos impactos associados ao empreendimento, levando em consideração todos os municípios que constitui a Área de Influência Direta (AID). O principal objetivo é promover um relacionamento construtivo entre o empreendedor e os diferentes setores sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto, garantindo acesso antecipado às informações do empreendimento e às atividades necessárias à sua implantação.
Comunicação Itinerante
Criada em 2011, a Comunicação Itinerante faz parte das ações do Programa de Comunicação Social, do Projeto Básico Ambiental (PBA). Ela foi idealizada para atender as demandas da população residente ao longo dos 500 metros do traçado do canal. A iniciativa garante aos moradores acesso a informações sobre a instalação e evolução da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco.