Estão abertas até o dia 25 de novembro as inscrições do processo seletivo 2020 para cursos técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo endereço https://aluno.ifsertao-pe.edu.br. Este ano, a seleção oferta 2.225 vagas para ingresso nos cursos técnicos presenciais e a distância, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio,
Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada).
As vagas são distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A novidade da seleção é que não haverá prova. A seleção se dará por meio da análise das notas do estudante, constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado para conferência.
Na modalidade Integrado ao Médio, para concluintes do 9º ano, há vagas para Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Logística. Para o Técnico Subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio, as vagas são para Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Zootecnia. Já para Proeja e Proeja FIC, a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem no mínimo 18 anos, há vagas para Administração, Edificações, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico de Agropecuária.
Quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, deverá inserir notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes, deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota do Enem. Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Em todos os cursos e modalidades será necessário anexar o histórico escolar ou documento equivalente.
Fonte: Ascom