A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa, por meio de nota oficial, que foi prorrogado o prazo para as inscrições do Processo de Certificação do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Os professores agora terão até o dia 23 de novembro para realizarem o procedimento.
O Processo Seletivo de Certificação visa ao provimento de 102 vagas para os cargos de Coordenador Pedagógico I, II e de Educação Infantil. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão se inscrever (até a nova data) na SEDUC, de segunda a sexta-feira, durante horário comercial.
Para participar o professor terá que possuir vínculo efetivo ou estável com a SEDUC; ter experiência comprovada de, no mínimo, três anos de efetivo exercício na função de magistério na rede municipal; ser licenciado em Pedagogia ou graduado em outras áreas, e, neste último caso, desde que possua especialização em cursos de Gestão Educacional, Psicopedagogia, Coordenação e Supervisão Pedagógica; e ter disponibilidade para a jornada de trabalho de 8h diárias.
Os documentos comprobatórios do atendimento aos requisitos fixados são exigidos do candidato no ato da inscrição. As cópias dos mesmos devem ser apresentadas com autenticação. As comprovações de contagem de tempo devem ser feitas via declaração emitida pelo órgão competente, com carimbo e assinatura do responsável pelo Setor, e/ou cópias dos contratos e ou nomeações devidamente autenticados.
A seleção contará com três etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, dividida em duas partes distintas: prova escrita objetiva e prova escrita subjetiva; entrevista, de caráter eliminatório e classificatório; e participação obrigatória em curso presencial de 40 (quarenta) horas, de caráter eliminatório e classificatório, voltado à formação teórico-metodológica para o desempenho da função.
A prova escrita, que será aplicada dia 04 de dezembro, terá 25 questões objetivas (envolvendo conhecimentos de Língua Portuguesa, Didática Geral, Didática de Alfabetização, História da Educação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e 05 subjetivas para avaliação do desempenho pedagógico do candidato e da capacidade para tomar decisões frente a situações práticas no desenvolvimento/acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, EJA, Educação Especial e de Educação Infantil.
A classificação final será feita, em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética entre os pontos obtidos na prova escrita, na entrevista e no curso de formação. O professor deverá, no ato de inscrição, indicar a unidade de ensino de preferência. A lotação será de responsabilidade da Secretaria de Educação e Esportes, e o processo seletivo terá validade de dois anos.