Alexandre Borges, Lícia Lara e Maria Yamakawa
Equipe do Chuteiras Fora de Foco
São estes os 3 “P” que norteiam o plano estratégico de saúde montado para atender a população soteropolitana e os turistas durante os jogos da Copa das Confederações, nos dias 20, 22 e 30 de junho – dias em que ocorrem, respectivamente, os jogos entre NigériaXUruguai, BrasilXItália e a grande final. Durante a produção do Plano de Ação, entre dois anos de trabalhos e reuniões a cada dois meses, várias iniciativas foram tomadas previamente, como o mapeamento das principais áreas de turismo na Bahia.
Mesmo com a experiência de Salvador abrigar megaeventos, como o Carnaval que recebe cerca de dois milhões de pessoas, sendo a metade, turistas, Juarez Dias, Coordenador Estadual de Vigilância e das Emergências de Saúde Pública, destaca que todo um cuidado diferente foi tomado para que os torcedores, tanto brasileiro quanto estrangeiro, tenham todo o aparato e atendimento necessário caso algum tipo de emergência ocorra.
O projeto atua em diversos eixos, com específicas ações para cada um. Os profissionais responsáveis pela área de doenças alimentares lideram uma equipe que fiscalizará todos os alimentos (durante todas as fases de preparo e conservação) vendidos dentro e nas imediações da Arena Fonte Nova. “É importante ressaltar, contudo, que as medidas não se restringem ao estádio onde os jogos acontecerão e nem aos seus locais próximos, já que o turista (e o soteropolitano) não estará reduzido a estes cenários”.
Atendimento hospitalar especial
Dezesseis áreas prioritárias farão medidas de prevenção à dengue já que com a grande incidência de chuva em Salvador aumentou o número de casos na cidade. Além disso, hospitais públicos já receberam soros que devem ser usados em caso de mordida por animais peçonhentos. Locais estratégicos distribuirão preservativos, a fim de evitar a incidência de doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). O Plano de Ação da SESAB ainda adotou medidas específicas para casos de leptospirose, doenças respiratórias, afogamento e acidentes químicos ou desastres naturais que podem vir a acometer a capital baiana durante a realização dos jogos.
Plano de Ação da SESAB disponibiliza 66 ambulâncias para Copa
Espalhadas pelas imediações da Arena Fonte Nova estarão também 66 ambulâncias, além de um atendimento específico dentro da arena, de apoio a assistência montada pela FIFA. Este atendimento não se restringe a um grupo específico, havendo, contudo, alguns profissionais direcionados aos jogadores e outros ao público em geral. O projeto também possibilitou a construção de 15 bases descentralizadas da SAMU e 16 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em pontos estratégicos de atendimento, além de mudanças no atendimento de padrão de sete hospitais da cidade, que alteraram suas rotinas e seu funcionamento de modo a estarem preparados para receber possíveis pacientes. Inclusive, cirurgias eletivas (as de não urgência) foram transferidas para que leitos e equipes de profissionais de saúde ficassem de plantão para casos possíveis de emergências. A FIFA disponibilizará, ainda, ambulâncias próprias para os hotéis onde ficarão as delegações e próximas ao campo de treino. Estima-se em sete minutos o tempo a ser gasto por uma ambulância no trajeto Arena Fonte até o Hospital Geral do Estado (HGE).