Protestos de 7 de Setembro têm confronto em 11 capitais do país

Onze capitais brasileira registraram confrontos durante protestos neste sábado, feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência. Os protestos tomaram os desfiles cívicos em 24 capitais e pelo menos 40 cidades. Ao menos 525 pessoas, incluindo adolescentes, foram detidas, e 18 ficaram feridas.

Neste sábado, os protestos reuniram cerca de 17 mil pessoas. No dia 20 de junho, auge das manifestações, mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas em todo o país.

Os protestos do 7 de Setembro são organizados há quase duas décadas pelo Grito dos Excluídos, sindicatos e movimentos sociais em defesa da justiça social. Neste ano, porém, vários grupos convocaram protestos pela internet com demandas como o fim da corrupção e contra a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil.

Decisões judiciais que proibiram o uso de máscaras e gorros em manifestações populares também foram alvo das manifestações, que contaram com a presença dos Black Blocs, grupo de encapuzados cuja estratégia de manifestação se autodenomina anarquista e que, nas redes sociais, prega a desobediência civil.

Apesar de desfiles cívicos terem ocorrido de forma pacífica na maior parte do país, houve confrontos em Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Belém, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Manifestantes, parte deles encapuzados, depredaram prédios, ônibus, queimaram bandeiras e apedrejaram policiais. A polícia também usou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Em alguns locais, como Porto Alegre e Recife, moradores afirmaram ter visto policiais sem identificação.

Em Brasília, o desfile foi aberto pela presidente Dilma Rousseff, que desfilou no Rolls-Royce presidencial. A festa na Esplanada ocorreu sem problemas.

Mais tarde, no entanto, manifestantes iniciaram a Marcha Contra a Corrupção, e houve confronto em diversos pontos da capital federal. Um fotógrafo foi ferido. O grupo tentou furar o bloqueio da polícia no acesso ao estádio Mané Garrincha, onde haveria jogo da seleção.

No Rio de Janeiro, pelo menos 24 pessoas foram detidas e 13 ficaram feridas no Centro. A área do desfile cívico foi invadida. Houve relatos de uso de balas de borracha e de testemunhas que disseram ter ouvido tiros.

Os manifestantes se deslocaram desde a Presidente Vargas até a Cinelândia. As famílias que assistiam à parada militar tiveram que se esconder às pressas, inclusive crianças e idosos. No fim da tarde, também houve confusão nas Laranjeiras, com pelo menos 77 detidos.

Depredação

Manifestantes mascarados carregaram uma faixa “Fora Alckmin” durante protesto na Avenida Paulista, em São Paulo. Parte do comércio que permanecia aberta teve de ser fechada diante de tentativas de depredação de agências bancárias e bancas de jornais.

Mais cedo, o Grito dos Excluídos se concentrou na região entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da cidade, enquanto o desfile cívico aconteceu dentro do sambódromo no Anhembi, na Zona Norte. Os protestos reuniu ao menos 2.000 pessoas.

Em Belo Horizonte, a polícia usou taser, arma de choque não-letal, para conter os manifestantes na Praça da Liberdade, onde policiais e manifestantes entraram em confronto.

Um dos integrantes do protesto fez bunda-lelê para um policial, e a Tropa de Choque entrou em ação. Houve correria e várias pessoas foram algemadas. Algumas caíram no chão. 21 foram detidos.

Em Maceió, o desfile cívico terminou antecipadamente depois que um grupo de manifestantes invadiu a avenida onde ocorria o ato. O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), foi retirado às pressas do palanque pela guarda oficial.

Em Porto Alegre, três manifestantes foram detidos com facas, segundo a Brigada Militar. Bancos foram depredados. Um grupo subiu no arco da estrutura da estação do Trensurb no centro.

“Mostra a cara Brasil” foi o grito dos manifestantes em Curitiba, onde 27 foram detidos. Alguns portavam bombas caseiras e tinta spray. Cerca de cem policiais também protestaram, em homenagem ao superintendente morto durante a escolta de um preso.

Em Fortaleza, pelo menos 30 pessoas foram levadas à delegacia. Um deles foi flagrado com um estilingue. Em Natal, um manifestante mascarado foi preso por suspeita de ter quebrado uma placa de sinalização, provocando confusão entre policiais e manifestantes.

No Recife, mesmo sob chuva, cerca de 2 mil pessoas, segundo a organização, foram às ruas convocadas pelos sindicatos. Um grupo de ciclistas seminus também se uniu ao Grito dos Excluídos na cidade. Houve reclamações de que policiais não tinham identificação na farda.

O comandante da Polícia Militar, major Adeildo Correia, afirmou que o uso do nome não é obrigatório no colete usado nas manifestações, apenas nas fardas.

Dois ônibus foram apedrejados no bairro de Nazaré, centro de Salvador. Houve confronto, corre-corre nas ruas, e bombas foram disparadas. Janelas dos coletivos foram estilhaçadas. O trânsito ficou bloqueado na avenida e em outros pontos da região central da capital baiana.

Em Goiânia, após o desfile, a PM permitiu que os manifestantes caminhassem pelas ruas por onde passaram os militares. O protesto terminou sem registro de confrontos.

Em Vitória, os manifestantes que saíam da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram dispersados pela Tropa de Choque. O motivo apresentado pela PM foi de que um acordo feito com manifestantes decidiu que uma via seria deixada livre em todo o trajeto da passeada, o que não foi cumprido desde o início.

Por temor de confrontos, algumas cidades, como Contagem (MG) e Formiga (MG), cancelaram o desfile cívico. Em outras, o número de participantes foi reduzido para reforçar o policiamento nas ruas. As principais cidades reforçaram a segurança e o efetivo policial que acompanhou os protestos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More
Política Relevantes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição…

Read More
Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More