A direção do Partido Social Democrático (PSD), liderado na Bahia pelos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, anunciou uma intervenção na condução do partido em Juazeiro determinando candidatura própria para os cargos de prefeito e vice-prefeito. O administrador Celso Carvalho, sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, será o candidato a prefeito, tendo como vice o Coronel Anselmo Bispo. “A intervenção está amparada nas diretrizes do órgão nacional do partido, conforme o artigo 7º, §1º, da Lei Eleitoral. Em consonância com o §3º do mesmo artigo e a Lei nº 9.504/97, a situação pode ser informada à Justiça Eleitoral até o dia 14 de setembro, conforme o Calendário Eleitoral aprovado pelo TSE”, informou a assessoria do partido no município.
“Com a decisão pela candidatura majoritária própria, os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito deverão ser realizados em até 10 dias a partir de hoje, de acordo com o §4º do artigo 7º da referida lei”, emendou o partido.
Isaac Carvalho não conseguiu o apoio da Federação formada por PT-PCdoB-PV para manter a candidatura, já que está em situação eleitoral duvidosa diante das condenações por improbidade administrativa. O gestor chegou a declarar que não apoiaria o posicionamento do grupo em prol da candidatura de Andrei da Caixa, do MDB.
Na semana passada, em nota, Issac ainda lamentou o que chamou de “decisão articulada pelo PCdoB e PV no âmbito da Federação”. “Na reunião, o PT se absteve e não votou contra Isaac”, declarou, por meio de sua assessoria de imprensa.
O comunicado seguiu informando que, “apesar de Isaac já ter um entendimento com o deputado Roberto Carlos (no sentido do apoio a Isaac ou a Ellen), o PV votou contra a posição de sua liderança e decidiu apoiar o MDB”. “Na opinião de Isaac, a Federação cometeu um equívoco ao endossar essa ideia”, ressaltou.
TRBN