Membros da Executiva e parte do diretório do Partido dos Trabalhadores se reuniram na manhã de ontem (13), na sede do partido em Juazeiro, para esclarecer alguns pontos sobre a tática eleitoral do próximo dia 29/04, que definirá os rumos da campanha eleitoral deste ano.
A presidente do Diretório Municipal, Josimeire Pinheiro, esclareceu durante a coletiva alguns pontos relacionados à formação de chapas para o pleito de outubro próximo e desconstruiu o que foi declarado pela ex-secretária Célia Regina, quando ela disse que estaria articulando a pré-candidatura do PT na chapa de reeleição de Isaac Carvalho. “Teremos no dia 29 a escolha da tática eleitoral, em que os delegados eleitos decidirão pela escolha da candidatura própria ou pelo apoio à escolha de um candidato da base para apoiarmos. Não estamos discutindo, até então, a escolha de nomes para vice em chapa alguma”, esclarece.
Meirinha deixou claras as intenções do partido. “Existem pesquisas que mostram que o PT tem condições de ganhar a prefeitura de Juazeiro e a orientação do partido em âmbito estadual e nacional é que, caso haja mais de uma candidatura na base aliada, que seja levada adiante aquela que tem mais chance de vencer e essa é a nossa realidade (PT) e não a deles (PCdoB). O PCdoB do atual prefeito faz parte dessa mesma base, mas nunca discutimos apoiá-lo. Existem outros partidos nesse conjunto que possuem condições reais de brigar por essa eleição”.
Gilberto Santana, membro do partido, foi mais enfático ao tratar sobre essa discussão da possível indicação do PT para o nome compor chapa com o PCdoB. “A intenção é de que a base se apoie e o que está acontecendo em Juazeiro é que o partido comunista quer o apoio do partido dos trabalhadores para a próxima eleição com a justificativa de que a base deve permanecer unida. Contudo, nunca propuseram que o candidato fosse do PT e que eles retirassem a candidatura de Isaac para apoiar a nossa. De qualquer forma, não queremos o apoio do prefeito Isaac Carvalho”, alfineta.
Meirinha argumentou inclusive que “nada impede a candidatura do ex-deputado federal Joseph Bandeira nas eleições deste ano, já que ele resolveu todas as pendências com a Justiça Eleitoral e ele é o nome para encabeçar essa chapa. Se não ficar decidido na tática do dia 29, discutiremos, então, a qual partido iremos dar o nosso apoio”.
Com essa definição no próximo dia 29, caso o Partido dos Trabalhadores opte pela candidatura própria, o PT deverá deixar a base do governo Isaac Carvalho já no dia 30/04, pois este é o prazo final para os partidos definirem apoio às candidaturas. Para Leonardo Bandeira, o PT irá brigar para assumir a prefeitura de Juazeiro. “Acredito na candidatura própria desse partido e não haverá racha dentro do PT, o que ficar definido na tática, todos os membros deverão cumprir, pois a escolha foi feita pela maioria dos membros do partido e a votação deve ser respeitada”.
Por Laiza Campos
Fotos: Cristina Duarte