Tim Cook apresenta novo AppleWatch.© David Paul Morris Tim Cook apresenta novo AppleWatch.

Uma regra não escrita diz que em cadaevento especial que a Apple promove os holofotes devem ser voltados para um só produto, enquanto outros sofrem apenas ligeiras modificações. Desta vez foi diferente. A Apple se mobilizou para demonstrar que está disposta a inovar em vários campos de uma só vez: celular, tablet, televisão e relógio. Os Macs, seus computadores, são os grandes esquecidos, certamente porque o novo tablet de grandes dimensões seja o começo do fim para as máquinas de mesa.

iPad Pro: Entra de cabeça num campo que a Apple deseja dominar. Há cerca de um ano, a empresa fechou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicativos empresariais para iPad. Na semana passada, saiu um acordo com a Cisco, empresa com forte know-how em infraestrutura de redes. O tablet, com 10 horas de autonomia, tela de alta definição de 12,9 polegadas e peso semelhante ao modelo anterior, apenas um quilo, deixa claro que o iPad não morreu, mas já não faz sentido que dispute o segmento inferior. O preço sobe, e a potência também.

A inclusão da capa-teclado e da caneta tátil contrariam o legado de Steve Jobs, que via na ponta dos dedos a melhor opção para desenhar e escrever. A Apple desta vez aposta em dois periféricos que, até agora – com resultados variáveis quanto ao seu design – já existiam, porém em mãos de terceiros.

Entre os pontos fortes do tablet se encontra o fato de ter capacidade semelhante à de um computador. Servirá para administrar planilhas – daí o surgimento de uma versão do Office para o aparelho – e editar vídeos. Sua superfície ampla reforça a sensação de novidade, e a possibilidade de usar vários aplicativos ao mesmo tempo representa um grande salto. Outro acerto é manter os atalhos de teclado do Mac.

Pelo seu preço e perfil de usuário, concorre diretamente com o Surface 3, daMicrosoft. A Apple conta a seu favor com o fator design e com o desejo que a marca desperta. A Apple entra dessa forma num mundo ao qual tinha acesso limitado: os grandes contratos corporativos. A pergunta “Compro um iPad Pro ou um computador?” começará a ser muito mais comum. O aparelho deixa de ter tela de 9 polegadas e vocação para o consumo de conteúdo, tornando-se um dispositivo autônomo pensado para a produtividade.

Apple Pencil: Todo mundo se lembrou da apresentação do primeiro iPhone, quando Jobs perguntou: “Quem iria querer uma vareta?”. Com uma de 3,5 polegadas e sem o sensor de pressão, rejeitar a caneta (ou lápis) parecia a decisão correta. Naquela época, tanto o Palm, com seu Treo 700p, como a Nintendo, com o DS, eram partidários dessa forma de controle. Mas o preço e os aplicativos criados para usar a caneta deixam claro que são dispensáveis e que não funciona satisfatoriamente com email, apenas para funções concretas. Surpreende quando a intenção é desenhar, possibilitando criar efeitos e texturas mesmo se o usuário tiver pouca destreza.

Apple TV: É surpreendente que o modelo atual seja mantido no catálogo. O valor anunciado caiu do equivalente a 418 reais para 291. A nova versão chegará no fim de outubro, em 32 ou 64 gigas, a 714 e 841 reais, respectivamente. Assim, esse deixa de ser o aparelho modesto, o mais barato da empresa, e se torna um dispositivo com memória e ambição de conquistar a sala de estar. O atual só servia para ver alguns conteúdos do iPad e, sobretudo, alugar filmes no iTunes. O novo conta com um sistema operacional próprio, o que é uma declaração de intenções. A Apple quer reproduzir o modelo de sucesso do iPhone e iPad com os aplicativos. Não negociou com os fornecedores de conteúdo, mas lhes oferece sua vitrine para aplicativos sedutores. Já virão com Hulu e Netflix, com os quais a Apple dividirá o faturamento com assinaturas. No caso dos games, os lucros são compartilhados com os desenvolvedores.

O controle remoto é um grande avanço, com baterias que duram três meses. Serve tanto para explorar o aspecto lúdico para navegar pelo menu através do painel táctil. O uso do bluetooth para conectar à base poupa o usuário da chatice de precisar mirar a tela para fazer alguma ação – o que é muito mais natural e compatível com a época atual do que os raios infravermelhos. O Siri é seu grande aliado. Basta dizer que você quer ver comédias dos anos 80. Ou que você deseja uma em especial. Também é possível saltar ao começo ou ao final do filme, ou para a sua cena favorita. Definitivamente, se a televisão fosse touch, seria algo como ter um iPad na sala.

iPhone 6s e 6s Plus: Mantém-se a tradição: na segunda semana de setembro, um iPhone novo. O que não se esperava é que fosse ofuscado pelo iPad e pela TV. Levando-se em conta o novo padrão na hora de batizar produtos – Apple Watch, Apple Pencil, Apple News –, não será de se estranhar se daqui a um ano não for lançado o iPhone 7, e sim o ApplePhone.

A Apple decidiu manter o 5S como modelo de entrada, e os atuais estarão no mercado por 100 dólares menos. O chip A9X é um detalhe técnico demais para o grande público, que no entanto será grato por seu uso. Some-se a isso uma câmera de 12 megapixels, contra os 8 atuais, e 4 megapixels na câmera frontal, para estimular a febre dos selfies. A Apple tirou da cartola as live photos. Na verdade, nada mais são do que uma imagem que serve de base para montagens, transformando em animação os instantes anteriores e posteriores ao apertar do botão. O resultado pode ser compartilhado, mas só será apresentado como foto fixa. Apenas usuários dos iPhones 6s e 6s Plus poderão ver a montagem.

Já o 3DTouch, equivalente ao ForceTouch da Apple Watch, parece algo complexo em princípio. Mas, poucos minutos depois, já não há volta. Ao tocar um email com um pouco mais de força, o seu conteúdo aparece, de forma intuitiva e cômoda, numa mecânica que lembra o SnapChat. Idem para ver notificações do Instagram sem precisar abrir todo o aplicativo. Ou consultar um link dentro de um email – apertando com um pouco mais de pressão, em vez de apenas pousar o dedo, uma tela menor carrega o navegador. Uma forma de poupar tempo e reduzir a quantidade de aplicativos abertos.

Apple Watch: O relógio, nascido há apenas seis meses, ganha nova cor, o dourado rosa, e uma gama de pulseiras, incluída a Hermès, para aproveitar seu potencial como complemento de moda. Entretanto, a maior mudança está no novo sistema operacional WatchOS 2, que melhora muitas carências da versão inicial. Mais simplicidade para ver notícias na página principal, para conferir a previsão do tempo, alterar a imagem inicial… A Elevate Labs, premiada pela Apple como melhor fabricante de aplicativos em 2014, criou um quebra-cabeças para manter a mente jovem, pensando diretamente no relógio.

A Apple vai jogar com a intenção de esquentar mundialmente a época de vendas natalinas. Por isso ela fará sucessivos lançamentos entre meados de setembro, com a atualização do iOS 9, até o final de novembro. A primeira novidade a sair será a Apple TV. Depois, em poucas semanas, os novos iPhones chegam aos EUA. Em seguida, o tablet de gama alta, em novembro. A demanda nos países percursores ditará o ritmo para a distribuição na Espanha e América Latina, mas seria muito estranho se esses mercados – alguns deles estratégicos, como México e Brasil – só os recebessem no ano que vem.

Fonte: MSN Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Os alertas de guerra na Europa que preocupam o mundo

post-image

Alertas feitos por autoridades europeias sobre a necessidade de o continente se preparar para um possível conflito têm elevado os níveis de tensão na região.

Na segunda-feira (25), um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) instou empresas na Europa a se prepararem para um cenário de guerra e a ajustarem suas linhas de produção e distribuição, a fim de ficarem menos vulneráveis ​​à chantagem de países como Rússia e China.

“Se pudermos garantir que todos os serviços e bens cruciais possam ser entregues, não importa o que aconteça, isso será uma parte fundamental da nossa dissuasão”, disse o presidente do comitê militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer, segundo a agência Reuters.

Em um evento em Bruxelas, Bauer se mostrou preocupado sobre uma possível dependência europeia em…

Read More
Política Relevantes

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

post-image

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.

O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.

A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.

A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado…

Read More
Política Relevantes

Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

post-image

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado na terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de “forma rápida e repetitiva” de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não…

Read More
Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More