Quase 37% da população brasileira (36,6%) não tem condições de pagar suas dívidas, conforme mostram os dados do IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Os dados mostraram que apenas 13,2% dos entrevistados acreditam que terão condições de honrar os compromissos, enquanto 47,8% responderam, em dezembro, que conseguiriam quitar parcialmente as contas.
Menos dívida no Centro-Oeste
Das famílias consultadas em dezembro em todo o país, 56,1% afirmaram não ter dívidas. O valor é superior ao registrado em novembro (55,6%). A situação é melhor na região Centro-Oeste, onde nenhuma família afirmou estar muito endividada e 90,9% das famílias declararam não ter dívida alguma. Apenas 5,3% das famílias na região disseram estar “mais ou menos endividadas”.
A situação é bem diferente na região Nordeste: 14,6% das famílias disseram estar muito endividadas, 24,3% afirmaram estar “mais ou menos endividadas” e 23,8% disseram ter poucas dívidas. O Centro-Oeste também é onde está o maior índice de expectativa quanto à capacidade de pagamento de contas em atraso.
Por lá, 37,5% das famílias acreditam que vão conseguir pagar todas as suas contas em atraso. No Sudeste a taxa é a segunda maior do Brasil, de 23%.