Em um fórum russo sobre Bitcoin, chamado btsec.com, foram publicados cerca de 5 milhões de endereços de e-mail do serviço do Google acompanhados das senhas destes usuários. As informações foram divulgadas pela imprensa russa.
Em resposta à descoberta, o Google disse que o vazamento deve ser uma coleção de credenciais coletadas por meio de phishing ao longo de vários anos. A maioria das contas estaria suspensa ou ligada a senhas antigas, garantiu a imprensa.
A pessoa que publicou a captura de tela abaixo e dizia que mais de 60% das credenciais ainda eram válidas. O arquivo tinha informações de pessoas que usam o Google em inglês, russo e espanhol.
O hacker também incluiu dados de acesso para contas do Yandex, um dos motores de busca mais populares da Rússia. O post aconteceu na terça-feira (10) no fórum sobre segurança de Bitcoins e foi identificado pelo site CnewsTanto Google como Yandex dizem que seus servidores nunca foram comprometidos, e que as informações são referentes a anos de roubos de senha por meio de phishing.
iBahia