Os “quilinhos indesejados” prejudicam não só a aparência, mas também a saúde. A obesidade pode ser definida como o aumento da quantidade de gordura corporal e hoje é considerado o principal problema de saúde pública no mundo. O seu controle não é simples, pois a estrutura da sociedade atual proporciona o sedentarismo ao ser humano ao oferecer uma enorme quantidade de alimentos calóricos, associada a um organismo adaptado à conservação de energia.
Vários estudos têm demonstrado que os alimentos termogênicos propõem outro caminho, ou seja, aumentando a ingestão alimentos que aceleram o metabolismo associados à prática de exercícios físicos (principalmente para ganho muscular) é possível maximizar a taxa metabólica de repouso. Este procedimento aumenta os hormônios anabólicos e os mobilizadores de gordura. O assunto não é conclusivo, mas aponta na direção de uma intervenção mais eficiente e multidisciplinar, com vários resultados já comprovados.
Os alimentos termogênicos são mais difíceis de serem digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias.
Alguns exemplos de alimentos termogênicos são: canela, chá verde, gengibre, guaraná, mostarda, pimenta vermelha e óleo de cártamo.
Para quem não tem rotina, os suplementos alimentares são uma proposta tentadora para suprir qualquer deficiência na alimentação. Mesmo que os produtos não necessitem de prescrição médica, é importante buscar ajuda de um profissional da área de saúde, preferencialmente na área nutricional, pois assim é possível descobrir onde está o problema, algo que pode não ser tão simples.
Por outro lado, os nutracêuticos são alimentos ou partes deles que proporcionam bem-estar e qualidade de vida. Tais alimentos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos em cápsulas e até produtos beneficamente projetados, herbais e alimentos processados.
Nutracêutico é a junção das palavras nutrition (nutrição) e pharmaceutics (farmacêutico), ou seja, a forma de apresentação similar aos medicamentos, como cápsulas, cápsulas gelatinosas ou até mesmo soluções prontas para o consumo. Eles incorporam frequentemente extratos produzidos a partir de alimentos, de substâncias sintetizadas ou de vegetais, como a cafeína extraída do guaraná. Os nutracêuticos trazem muitos benefícios ao corpo, como a combinação de óleo de cártamo e cafeína, que reduz a gordura abdominal localizada, acelera o metabolismo e aumenta a taxa de lipólise, ou seja, a quebra da gordura corporal.
Fazer loucuras para perder alguns quilinhos só traz malefícios para a saúde, portanto é fundamental iniciar um programa de gerenciamento de peso que inclua reeducação alimentar aliada a prática de exercícios para manter as curvas de um corpo bonito de maneira saudável!
Kali Nardino é farmacêutico e gerente de produtos da smart life