“A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. “Para muitos o teorema de Pitágoras causa angustia ou dificuldade de aceitação devido à dificuldade de entender o conteúdo”, é assim que classifica a professora formadora Jaqueline Rodrigues. Ela e outros 11 formadores integram o setor de Ensino Fundamental – Anos Finais, da Secretaria Municipal de Educação, e buscam mudar essa visão que alunos têm sobre a matemática, português e de outras disciplinas.
Jaqueline realiza formações continuadas com educadores de Geografia. A professora afirma, que os projetos elaborados tanto na Seduc, quanto nas unidades de ensino, estão mudando a ideia de “monstro” que os estudantes têm de algumas disciplinas.
“Nossos projetos são tão bons e em colaboração com os professores da Rede (Municipal de Ensino), que eles são aperfeiçoados e usados nos anos posteriores. O que vemos são alunos interessados em matérias, antes consideradas “dificílimas”, porque buscamos apresentá-las da maneira mais qualitativa possível”, afirma Rodrigues.
Atividades como Olimpíada Municipal de Matemática, Soletramento, Feira de Ciências, Expressarte e Intercâmbio Cultural são alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Petrolina, que, segundo o titular da pasta, Cel. Heitor Leite, são exemplos de como as ações do município estão no caminho certo. “A educação de qualidade não é feita da noite para o dia. Por isso a necessidade de planejar e executar essas formações e projetos, nas escolas, pensando no próximo passo. Os resultados que estamos obtendo é a prova disso”, conclui o secretário.
Formação, plantão e projetos
Baseando-se em três pilares educacionais, os professores formadores da Seduc realizam atividades que vão de formações continuadas, acompanhamento pedagógico do educador, até o desenvolvimento de projetos que auxiliem os docentes de sala de aula no processo de ensino do estudante.
Fonte: ASCOM PMP