O quadro Homem velho em traje militar, de Rembrandt, é uma obra prima de 380 anos que guarda um segredo: por trás da famosa figura com chapéu plumoso, esconde-se um homem muito mais jovem, que pesquisadores estão descobrindo em cores graças a avançadas tecnologias de raio-x.
Os cientistas encontraram a figura escondida quando radiografaram a pintura em 1968. Mas naquela época as nossas tecnologias mais avançadas não podiam ver além das primeiras camadas, e tínhamos apenas uma ideia de como seria a figura misteriosa.
Depois de alguns anos, uma equipe de pesquisadores no Getty Conservation Institute reavaliou a obra de Rembrandt, localizada no Getty Museum, usando uma nova ferramenta de radiografia em macro fluorescente (macro-XRF). Com ela, cientistas puderam escanear a composição química da figura em resoluções maiores do que antes, correspondendo elementos específicos a cores da pintura. O chumbo, por exemplo, indica a presença de branco, enquanto o cobre é associado com azuis e verdes; mercúrio, por sua vez, significa vermelho.
E o melhor de tudo: a radiografia pode ser feita no local, sem a necessidade de mover (e potencialmente danificar) a frágil obra.
A imagem de capa, publicada nesta semana na Applied Physics A, é a melhor reconstrução do jovem rapaz que se esconde por trás da famosa pintura de Rembrandt. Ele tem cabelos castanhos, veste roupas com colarinho, uma capa cor de oliva e está posicionado a 180˚ do homem velho em traje militar.
De acordo com The Getty Iris, a curadora do museu, Anne Woollet, suspeita que o rapaz é na verdade um estudo anterior feito por Rembrandt, um pintor conhecido por frequentemente reutilizar as telas e painéis de madeira com os quais costumava trabalhar.
Conforme os cientistas continuam a estudar a obra, eles esperam reconstruir as vestes da figura misteriosa em maiores detalhes, além de explorar como as cores da figura final mudaram com o passar do tempo.
Eu estou apenas esperando os óculos de raio-x se tornarem uma realidade para comprar um par e ir visitar museus. Um mundo inteiro pode existir por trás de obras de arte!
Fonte: MSN Notícias