A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), através da Gerência de Diversidade, realiza até o dia 30 de setembro o recadastramento das pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada Escola (BPC Escola), em Juazeiro.
As equipes do BPC, dos CRAS, da Educação e os Agentes de Saúde estão fazendo o levantamento por meio de visitas domiciliares, onde é preenchido um questionário elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O BPC Escola é um programa de acompanhamento e monitoramento ao acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas escolas e prioriza crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos. A intenção é criar condições para o desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa assistida.
De acordo com o coordenador do BPC, Josewilson de Souza, o recadastramento, pretende saber se os assistidos estão na escola, que tipo de deficiência apresentam, quais as barreiras de acesso, se são bem atendidos pelo Sistema Único de Saúde, além de outras informações. “Estamos encontrando algumas dificuldades como a mudança de endereço de muitos beneficiários. É importante que os assistidos ou responsáveis facilitem as informações no momento do recadastro, para que as equipes possam realizar o trabalho com mais agilidade. Este mês vamos intensificar as visitas”, afirmou o coordenador. Josewilson acrescentou que mais de 430 pessoas devem ser recadastradas no programa.
Dúvidas sobre o procedimento do recadastramento podem ser esclarecidas na SEDIS, localizada na Praça Imaculada Conceição, sem número, no Centro, ou pelo telefone (74) 3612-3066.
ASCOM SEDIS