O problema central apontado pela Receita é que a empresa usa o IR pago no exterior para abater do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, pagos mensalmente no Brasil
A Receita Federal questionou a fabricante de bebidas Ambev sobre operações financeiras ligadas ao pagamento de Imposto de Renda (IR) sobre lucros no exterior, principalmente por causa da restituição bilionária de impostos que a empresa realizou fora do país. Pelo mesmo motivo, o Fisco já autuou a cervejeira em R$ 12,6 bilhões.
O problema central apontado pela Receita Federal é que a Ambev usa o IR pago no exterior para abater do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, pagos mensalmente no Brasil. O órgão considera a prática irregular, porque entende que o governo brasileiro estaria pagando pelo imposto que a empresa recolheu em outro país.
Em nota enviada ao jornal Estado de S.Paulo, a Ambev informou que não entrará em detalhes sobre o caso, mas que respeita “integralmente a legislação brasileira sobre lucros no exterior e já houve o reconhecimento no próprio Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) em caso semelhante a favor dos contribuintes”.
Fonte: Metro1 – Foto: Divulgação