No dia 25 de julho, das 14h30 às 18h30, será realizado, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Vereadores, um encontro com escritores e movimentos literários de Salvador, com o objetivo de promover reflexões, trocas e debates sobre o momento atual da produção e escoamento da literatura na cidade. O evento tem entrada franca.
O encontro, que acontecerá no Dia Nacional do Escritor, contará com mesas de debates, recital de poesia e exposições de livros e outras mídias de artistas locais. Serão lançadas também a coletânea “Sensações Facebook – Grandes Autores” do Projeto Alma Brasileira e a edição 106 da Revista Cultural Artpoesia.
O evento está sendo organizado e articulado por diferentes grupos de escritores e instituições ligadas à literatura, a exemplo do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA), Cogito Editora, Fala Escritor, Fundação Òmnira, Galinha Pulando, Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA), Movimento Cultural Artpoesia, Pimenta Malagueta, Projeto de Literatura Alma Brasileira, União Brasileira de Escritores – UBE/BA, Viva a Poesia Viva, entre outros.
Este evento comemorativo é uma espécie de desdobramento do seminário que a União Brasileira de Escritores – UBE/BA realizou no dia 20 de julho de 2012, também em homenagem ao Dia do Escritor, cujo título foi Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia. Na ocasião, participaram do encontro dez grupos que trabalham com a missão de manter a literatura baiana em constante movimento e renovação.
Dia Nacional do Escritor – O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando estes realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores – UBE, do Rio de Janeiro a qual os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
Serviço
O quê: Evento em Comemoração ao Dia do Escritor
Quando: 25/07/2013, das 14h30 às 18h30.
Onde: Centro Cultural Vereador Manuel Querino (Câmara Municipal de Salvador), na Praça Municipal, s/n, subsolo da Prefeitura.