Reconstrua seus relacionamentos em bases verdadeiras.

Pastor TeobaldoUm relacionamento para dar certo precisa de alguns ingredientes essenciais sem os quais o seu fim será iminente, traumático e inevitável. A coisa primeira e mais importante é o desejo sincero de querer estar perto, de se relacionar de fato “sem forçação de barra”, ou seja, sem que seja algo penoso, doloroso, sofrido e indesejado. Seja qual for o tipo de relacionamento: romântico, negócios ou amizade, quando ele é baseado na indesejabilidade do querer estar junto já nasce defeituoso, mentiroso e fracassado. Portanto, antes de tudo descubra se você de fato deseja estar junto da pessoa com quem você se relaciona.

Observe se tal relacionamento te faz sentir bem, te faz crescer como pessoa e se deixa em você rastros de felicidade que sejam duradouros, sinceros e verdadeiros. Perceba se permanecer se relacionando assim te faz bem ou deixa um rastro de dor, culpa, tristeza ou algo que se pareça com isso. E caso perceba que algo de ruim cresce em ti, ou te torna alguém cada vez pior aos olhos dos seus valores de outrora, e tudo isso agravado por conta dessa relação, acenda o alerta vermelho e procure ajuda já. E o faça rápido, antes que seja tarde demais e você se perca por completo de si mesmo.

A coisa seguinte a ser considerada é a confiabilidade mútua. Ela está atrelada intimamente à sinceridade transparente, ou seja, uma relação sem mentiras, enganos, traições ou dissimulações. Ninguém acorda um belo dia e planeja ser ou agir mal, traindo a confiança de alguém a quem jurou lealdade, fidelidade e transparência. O que acontece é que vamos dando pequenos e sucessivos passos na direção contrária dos valores que sempre nortearam nossa vida, quer seja por revolta, desejo, curiosidade ou mera falta de disciplina e vigilância. Agindo assim, um belo dia você acordará em um lugar estranho, com gente estranha em intimidade contigo, em uma condição que já não se reconhecerá mais e nos casos mais graves já nem saberá quem foi um dia de tão perdido que estará de si mesmo e de tudo o que já foi um dia.

Após decidir intimamente que quer de fato estar nessa relação, reafirmar os valores da sinceridade transparente, lealdade e fidelidade, precisarás desenvolver a arte dialogal. É por ela que nos expressamos com o outro e este conosco, pois uma ação de diálogo só é mútua quando se fala e se é ouvido, mas também se permite o mesmo ao outro. Quem monopoliza uma discussão relacional não quer solução, mas sim impor limites e sua vontade ao outro ou, em geral, gritar e falar mais alto tão somente para ofuscar ou ocultar algo, do que se envergonha ou teme que se torne público, em sua própria conduta, passada ou presente

Minha experiência como conselheiro tem me ensinado que quando uma pessoa mal permite que a outra fale, fica acusando e apontando erros ou supostas falhas que respaldariam as sua reciprocidade nas ações, o que isso indica é uma flagrante falha em seu caráter, ou usando uma linguagem mais simples, revela graves e profundas fissuras em sua personalidade e comportamento, Quem reage assim, aos gritos e se impondo pelo autoritarismo na voz, pode ter no passado distante ou recente, ou mesmo no tempo presente, coisas a ocultar. E por temer a revelação de tudo isso se esconde sob o manto da verborragia e gritaria impositiva.

Nenhum relacionamento irá adiante sem que se tome a decisão, por livre escolha, de fazer a coisa certa refazendo o que foi danificado ou quebrado. E o que é a coisa certa a ser feita? Como cristão eu creio que é você decidir agir conforme os princípios e valores que norteiam a fé cristã. Valores os quais para preservá-los fazemos tudo ao nosso alcance. E, mesmo com dano próprio, fazemos a melhor escolha, aos olhos de Deus e segundo a Revelação em Sua Palavra, para não nos tornarmos em pedra de tropeço ou fonte de escândalo ao Reino e ao Seu santo nome. Refiro-me a escolhas as quais levam um cristão sincero a como que esmurrar o seu próprio corpo, sufocando vontades, desejos e inclinações latentes e pulsantes no ser, pela preservação de um ideal maior: Um sincero desejo de agradar a Cristo cumprindo a Sua vontade em sua vida.

Alguns chamarão isso de hipocrisia ou burrice, prefiro chamar de obediência, submissão ao Senhor e amor incondicional a Ele. Não consigo imaginar como uma relação construída em bases mentirosas, permeadas de mecanismos de auto-enganação e visivelmente enfática na busca egocêntrica ou hedonista da auto-realização, se recusando a ser algo honesto e transparente, possa dar certo ou ter algum futuro que valha a pena o risco.

O que fazer quando nos perdemos assim, quer seja numa amizade, relação amorosa ou nos negócios? Simples: Pare de passar a perna no outro e se achar o mais esperto. Torne-se responsável e consequente e seja sincero com quem você se relaciona. Decida ser honesto primeiro com Deus, depois consigo mesmo, com seus amigos, parceiros, sócios ou com quem um dia afirmaste amar. Enfim, não se permita mais buscar os próprio interesses, em detrimento da dor que isso possa causar a outros. E caso não esteja feliz nessa relação use de total sinceridade, mas não engane ninguém, pois o primeiro enganado será sempre você mesmo. Não use discursos rebuscados, cheios de frases ambíguas e eloquentes buscando legitimar suas intenções ou ações erradas, escondendo suas reais intenções. Seja honesto e leal para que no futuro tenhas o direito de exigir o mesmo dos outros para consigo.

Em seguida, aguce sua memória e se lembre das vezes em sua vida nas quais alguém te prejudicou, passou a perna, enganou, traiu ou tirou vantagem de você se aproveitando de sua confiança nele. Pense no quão dolorosa foi a dor da traição, da quebra de uma aliança ou da separação. Pense nisso e decida não suscitar no outro tais sentimentos provocados, dessa vez, por ti. Aja com responsabilidade e inteligência. Você foi prejudicado nos negócios por um sócio? Encerre a sociedade, se não puder ocorrer entendimento e perdão. Uma amizade se tornou nociva e destrutiva? Mantenha distância e blinde a sua alma, até ser possível um dia tentar refazê-la. A pessoa que amas te enganou, traiu, já não desperta desejo ou interesse de conviverem juntos? Aqui recomendo que busque ajuda. Profissional, espiritual ou ambas. Não se joga algo assim para o alto do nada, mesmo que apareça algo mais atrativo em sua vida.

Seja decente com os outros e coerente com a sua História de Vida. Não a destrua! Busque alguém confiável para se aconselhar. E mesmo acreditando que não tem mais jeito nessa relação e que ela se tornou apática, sem amor ou desejo, respeite o outro, na exata proporção que gostaria que respeitasse a ti. Não faça escolhas, nem tome atitudes ou pronuncie palavras precipitadamente que possam ferir o outro. Mas se já o fez ou ainda faz pare e busque consertar isso o quanto antes. Não faça com os outros aquilo que te causaria dor se fizessem contigo, ainda que já tenham te feito sofrer. Antes de fazer algo que magoará a outrem na relação, procure esse alguém e mostre que se importa com seus sentimentos. Conversem e cheguem a algum acordo, mas dialoguem primeiro, sem pressa e com calma. Não se envolva em algo novo antes de resolver o relacionamento que ainda existe.

Quem sabe depois de passada essa tormenta destruidora em sua alma não renasça em ti, qual fênix espiritual ressurreta, uma pessoa melhor ainda do que você já foi até então? Que o Senhor Deus da Glória, plena em graça, amor e misericórdia, o Todo Poderoso, Senhor da vida, pleno em amor e perdão, te ajude a perdoar a si mesmo e ao outro,em qualquer coisa feita ou desejada na alma, que te ajude a restaurar relacionamentos quebrados e a reaprender como seguir em frente, amando, dando o melhor de si e, assim, se reencontrando com a verdadeira felicidade. Shalom!

Teobaldo Pedro de Jesus – Teólogo, pastor, educador e psicanalista.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More
Política Relevantes

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Política Relevantes

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

post-image

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Read More
Política Relevantes

De olho em 2026, Neto fala em ‘sentimento de mudança’ 

post-image

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, declarou, durante conversa com a imprensa em Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, que sente “um desejo cada vez maior de mudança” por parte da população baiana. “Primeiro, não estamos em eleição. Não há nenhuma disputa eleitoral colocada nesse momento. Inclusive, as minhas visitas, caminhadas e viagens pelo interior… nossa presença não está vinculada a nenhum calendário eleitoral, porque esse ano não é um ano de disputa”, afirmou.

Neto, porém, observou uma percepção crescente por parte da população em relação à necessidade de mudança. “Eu sinto no contato com os baianos que há um desejo cada vez maior de mudança. Há um sentimento muito forte dos baianos de mudança, um desejo de que haja algo diferente para o futuro”, disse.

O ex-prefeito também voltou a criticar o governador Jerônimo Rodrigues…

Read More
Política Relevantes

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

post-image

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para a próxima presidência do Mercosul, que será exercida pelo Brasil no segundo semestre deste ano.

As pautas foram apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina, quando recebeu a coordenação do bloco sul-americano do presidente argentino, Javier Milei. 

O encontro reúne os líderes dos países-membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia, que está em processo de adesão, e países associados, para discutir temas prioritários do bloco.

A presidência brasileira também buscará o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco,…

Read More
Política Relevantes

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, na terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822.

O dia 2 de julho marca a Independência da Bahia e é feriado estadual.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirma o presidente em vídeo postado nas redes sociais.

Nas imagens, Lula aparece ao…

Read More