Relevantes Revista

Recorde: 2024 é o primeiro ano em que aquecimento global supera 1,5°C

O ano de 2024 foi confirmado como o mais quente já registrado, com temperatura média global de 15,10 °C ou 1,6 °C acima do período pré-industrial. De acordo com o observatório europeu Copernicus, responsável pela divulgação dos dados, 2024 foi o primeiro ano a romper a barreira de 1,5 °C de aquecimento, estabelecida no Acordo de Paris.

Conforme o observatório, o aumento da temperatura global está diretamente ligado à crescente concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, um resultado direto das atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, com uma participação menor de fenômenos naturais, como o El Niño.

“Estamos enfrentando um novo desafio climático para o qual não estamos preparados”, afirmou Carlo Buontempo, diretor do Copernicus, durante a entrevista coletiva para apresentação dos resultados. Segundo ele, trata-se de “um desafio monumental”, ao ressaltar a importância do uso dos dados para que a sociedade se prepare para enfrentar com segurança os eventos extremos resultantes da mudança climática.

Aquecimento

A temperatura média global registrada em 2024 foi de 15,10 °C. O índice apurado representa um aumento de 0,12 °C em relação a 2023 – que, até então, era o ano mais quente.

Isso significa 1,6 °C acima da temperatura média estimada para o período entre 1850 e 1900, o chamado nível pré-industrial, que serve de parâmetro para o acompanhamento do aquecimento global.

Porém, para o observatório, os dados não surpreendem. O órgão já havia previsto, no relatório de outubro de 2023, um novo recorde. Em novembro, estimava-se que o limite de 1,5° C fosse rompido. Um mês depois, os cientistas disseram que era “virtualmente certo” que 2024 seria o mais quente já registrado.

“Essas altas temperaturas globais, juntamente com os níveis recordes globais de vapor de água na atmosfera em 2024, significaram ondas de calor sem precedentes e chuvas intensas, causando miséria a milhões de pessoas”, afirma Samantha Burgess, líder estratégica para o clima no Copernicus.

Emissão de carbono

De acordo com o observatório, espera-se que as emissões de carbono em 2024 tenham estabelecido um novo recorde, o que significa que ainda não há sinal da transição para longe dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás) prometida pelos países participantes da Conferência Climática da ONU em Dubai, em dezembro de 2023. O mundo está a caminho de um aquecimento global catastrófico de 2,7° C até o fim do século.

O órgão aponta que a próxima grande oportunidade para ação vem em fevereiro, quando os países têm que enviar novas promessas de corte de emissões para a ONU. A probabilidade de se manter abaixo do limite de 1,5 °C, mesmo a longo prazo, parece cada vez mais remota. As emissões de combustíveis fósseis devem cair 45% até 2030 para ter uma chance de limitar o aquecimento a 1,5 °C.

As temperaturas foram impulsionadas no primeiro semestre de 2024 pelo fenômeno climático natural El Niño, mas permaneceram muito altas no segundo semestre do ano, mesmo quando o El Niño se dissipou. Alguns cientistas temem que um fator inesperado tenha surgido, causando uma aceleração preocupante do aquecimento global, embora uma variação natural incomum de ano para ano também possa ser a razão.

Uma queda na poluição causada pelo transporte marítimo e nas nuvens baixas, que refletem a luz solar, contribuiu para um aquecimento extra, mas os cientistas ainda buscam uma explicação completa para as temperaturas extremas em 2024.

Acordo de Paris

Apesar de exceder a barreira estabelecida no Acordo de Paris, o aquecimento não representa um rompimento total com esse tratado. Para isso, é necessário que a temperatura média global ultrapasse 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais de forma prolongada.

Conforme estabelecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado pela ONU, o tratado considera anomalias de temperatura de longo prazo, calculadas com base em médias apuradas durante pelo menos 20 anos.

O Acordo de Paris é um tratado internacional adotado em 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), na capital francesa. Ele tem como principal objetivo combater as mudanças climáticas, limitando o aumento da temperatura média global a 2 °C acima dos níveis pré-industriais, com esforços para restringi-lo a 1,5 °C.

Metrópolis

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

post-image

Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável

Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino, diz hospital

post-image

O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral…

Read More
Política Relevantes

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

post-image

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Politicas Digitais da Presidência da República, João Brant.

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A principal proposta de regulação das plataformas digitais,…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

“Cem dias, sem nada” ex-prefeito Isaac Carvalho faz avaliação dos 100 dias da gestão Andrei Gonçalves

post-image

Cem dias, sem nada

Ao completarmos os cem dias do governo Andrei Gonçalves, é importante fazer uma reflexão sobre as ações e resultados até aqui. Nessa quinta-feira (10), o atual prefeito de Juazeiro fez uma apresentação do que não fez e tentou responsabilizar os secretários pela falta de efetividade do seu governo, cobrando publicamente mais ação por parte de sua equipe. 

Uma desculpa esfarrapada e deselegante, que demonstra uma total falta de conexão entre o gestor e seu secretariado.

O fato é que tem aumentado o número de reclamações em todas as áreas da administração municipal. Até em áreas onde o problema já tinha sido superado desde a minha gestão, como é o caso do abastecimento de água, que nós conseguimos triplicar a oferta em todo o Município. Mas, o…

Read More
Política Relevantes

Após atendimento em Natal, Bolsonaro será transferido para Brasília

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido neste sábado (12) de Natal para Brasília “por decisão pessoal”, de acordo com o boletim médico divulgado, nesta manhã pelo Hospital Rio Grande, onde o ex-presidente está internado. 

“Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Roberto Leite Fonseca.

O comunicado informa ainda que a saúde de Bolsonaro está evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas, com todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas.

O ex-presidente passou mal na manhã…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, diz Flávio

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta sexta-feira (11) e foi levado para um hospital de Santa Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL) ao blog. Bolsonaro está acompanhado do senador Rogério Marinho no hospital.

A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que fará a transferência por helicóptero para Hospital Rio Grande, em Natal.

“Não estou com ele, mas passou mal sim, com dores na barriga. Está sendo medicado e vai ser levado pra um hospital em Natal”, disse.

Rogério Marinho estava acompanhando o ex-presidente em uma viagem dele ao Rio Grande do Norte. Bolsonaro participava de um evento do partido, e chegou ao estado no início da manhã, em uma série de visitas a municípios e obras do governo federal.

Política Relevantes

Jerônimo envia solicitação de empréstimo de R$ 600 milhões para investimentos em mobilidade

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou sua primeira solicitação de empréstimo neste ano para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com o Projeto de Lei (PL) obtido pelo Bahia Notícias, a solicitação de empréstimo gira em torno de R$ 600 milhões, sendo obtido junto à Caixa Econômica Federal. O gestor também pediu que a matéria seja analisada em regime de urgência.

No texto, o governador petista informa que o empréstimo do banco estatal, caso aprovado, ocorreria, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). No texto, Jerônimo afirma que os R$ 600 milhões serão utilizados em investimentos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana.

“Os recursos provenientes desta operação de crédito serão destinados à viabilização de investimentos na área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e contribuirá com a continuidade do…

Read More
Política Relevantes

Greve de fome: deputado acampa na Câmara após Conselho votar cassação

post-image

Em greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acampou, na madrugada desta quinta-feira (10), no plenário 5 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, após o Conselho de Ética aprovar o  parecer que pede a cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar, com 13 votos contra 5.

Acusado de agredir um militante de extrema-direita, Braga se diz vítima de perseguição política por denunciar o Orçamento secreto.

Sem falar com a imprensa para poupar energia, o parlamentar segue no chão do plenário, acompanhado por assessores. Ele apenas acenou para reportagem da Agência Brasil e disse que “está tudo bem”.

Ele está sem comer desde a noite da terça-feira (8) por não ter conseguido tomar café da manhã antes da sessão do Conselho de Ética em razão da ansiedade causada pela votação.