O dia mais vitorioso do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos teve também outro grande resultado. Yohansson Nascimento faturou o ouro com direito a recorde mundial nos 200 m T46 nesta quinta-feira. Na natação, os ‘Phelps brasileiros’ Daniel Dias e Clodoaldo Silva dividiram o pódio nos 50 m livre, da classe S5, prova que teve domínio completo verde-amarelo.
Os dois já foram comparados ao multicampeão Michael Phelps por seus desempenhos nas Paraolimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008. E nesta quinta-feira subiram ao pódio juntos. Daniel Dias comandou a festa 100% brasileira ao vencer os 50 m livre, da classe S5, com o recorde parapan-americano de 32s80. Clodoaldo Silva ficou com a prata ao fazer 35s45, seguido por Francisco Avelino (43s98).
Das sete disputas por medalhas na piscina do Centro Aquático desta quinta-feira, o Brasil ficou com quatro ouros: Joana Silva (50 m livre, da classe S5), Matheus Silva (200 m medley, SM9) e o revezamento 4×50 m medley, 20 pontos, além de Daniel Dias. Outra modalidade responsável por manter o país verde-amarelo com ampla vantagem no quadro de medalhas é o atletismo.
O hino brasileiro tocou dez vezes no Estádio Telmex de Atletismo na quinta-feira. O destaque da modalidade foi Yohansson Nascimento. Na final dos 200 m T46, o representante verde-amarelo venceu com 22s34, conquistou o ouro com novo recorde mundial. O cubano Ettiam Calderon e o venezuelano Samuel Colmenares completaram o pódio com prata e bronze, respectivamente.