Mais rapidez no escoamento da produção agrícola e mais agilidade na circulação de trabalhadores, estudantes e da população em geral serão os resultados da recuperação de mais de 100 quilômetros de acessos e estradas vicinais de três municípios do Médio São Francisco, no semiárido baiano, com os quais a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de assinar convênios que somam cerca de R$ 5,7 milhões – oriundos de emendas parlamentares.
Os convênios foram assinados pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), e beneficiam os municípios de Barro Alto, Ibipeba e Ipupiara, cujas prefeituras serão responsáveis pela execução das obras. “Os convênios têm fundamental importância para nós, porque nosso município possui uma malha de estradas vicinais muito extensa. E é por elas que passa toda a vida de Ibipeba, servem para escoar a produção, tanto agrícola, quanto pecuária”, destaca o prefeito de Ibipeba, Israel Chaves Lélis.
Ibipeba foi beneficiada ainda com outro convênio, no valor de R$ 800 mil, também originários de emenda parlamentar, para recuperação e desassoreamento de aguadas públicas nas localidades rurais de Lagoa da Sede, Mocobeu, Aleixo, Remanga, Zé Rufino, Lagoa do Batata, Lagoa do Tanque Novo, Lagoa do Lajedinho, Lagoa de Góis, Lagoa do Recife, Lagoa do Barro Vermelho, Lagoa dos Olhos d´água do Badu, Lagoa do Alvino e Lagoa Grande.
“Praticamente 80% das nossas estradas são vicinais, e a recuperação delas facilitará a locomoção entre os distritos e a sede, também entre os povoados, e facilitará também o transporte para outros municípios. Um trajeto que estamos fazendo em uma hora vai diminuir para no máximo 20 minutos, quando as condições das estradas estiverem melhores. Isso é importante até para o atendimento de emergências de saúde. Além disso, 95% dos nossos alunos as utilizam diariamente”, diz o prefeito de Barro Alto, Paulo Miranda de Sousa.
“A recuperação dessas estradas vai ajudar no transporte de nossas mercadorias. Também será muito bom para nossos estudantes, que terão uma dificuldade a menos para estudar e se desenvolver”, aponta o prefeito de Ipupiara, David Ribeiro Primo.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br/
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional