As obras de recuperação da rodovia que liga os povoados do Rodeadouro e Lagoa do Salitre em Juazeiro (BA), antigo anseio das duas comunidades, seguem de acordo com o cronograma previsto. Os serviços começaram em novembro de 2011 e estão sendo executadas pela Petra Serviços Ambientais e Engenharia Ltda. Atualmente 4,5 Km dos 6,6 Km que serão recuperados já estão prontos e cerca de 1,2 Km já passaram pelo serviço de drenagem e terraplanagem, estando aptos a receber o asfalto. Além disso, os 850 metros da rodovia no trecho que passa pela Lagoa do Salitre serão duplicados, beneficiando diretamente os moradores do povoado.
Segundo o chefe da Unidade Regional de Implantação e Acompanhamento de Projetos da Codevasf em Juazeiro, o Engenheiro Civil Wellington Vinicius, o andamento da obra está de acordo com o previsto. “Em questão de tempo já se avançou mais da metade da obra. Em fevereiro a pista deve ficar pronta para ser usada, restando apenas os serviços de acabamento, que têm prazo para serem concluídos até maio e que custam mais caro, porém, de execução rápida. Portanto, a obra está dentro do cronograma”, afirma o Engenheiro.
Moradora da comunidade de Lagoa do Salitre, a comerciante Itamara da Silva Nunes, lembra dos transtornos ocasionados pelo início das obras, mas encara de maneira positiva a chegada do benefício. “Eu só quero que termine logo. Quero ver como vai ficar depois que estiver tudo pronto, mas já melhorou bastante”, comemora Itamara.
O prazo final para a entrega da obra, avaliada em R$ 3.095.503,81, com recursos do Governo Federal, vai até maio deste ano. O objetivo é facilitar principalmente a vida de quem trafega pelo local como os pequenos e grandes produtores do Perímetro Irrigado Salitre, os comerciantes que vêm de todas as partes do país, além dos moradores das duas localidades, que há muito tempo esperam pela melhoria da estrada.