Em solenidade realizada, nessa quinta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Petrolina empossou 21 médicos aprovados em concurso que irão atuar na Rede de Atenção Básica à Saúde do Município. Com um regime de 40 horas semanais, os médicos serão alocados nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, onde integrarão as equipes de Estratégia em Saúde da Família.
Ao receber os novos profissionais, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, destacou a importância da Atenção Básica, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Atenção Básica é uma das principais portas de entrada do SUS, nesse âmbito cerca de 80% dos problemas são resolvidos. O município vem trabalhando para qualificar a Atenção Básica à Saúde, melhorando a infraestrutura das unidades, ampliando os serviços e também humanizando o atendimento”, enfatizou a gestora, pedindo aos médicos dedicação no trato com os seus pacientes.
Em 2006, Petrolina tinha uma cobertura de atendimento de 32%, com 34 médicos na Rede de Atenção Básica. Atualmente, a cobertura foi ampliada para 54% e o número de médicos cresceu para 72. Também foi ampliado o número de exames laboratoriais realizados – de 15 para 30 mil exames por mês – e estão sendo investidos mais de R$ 13 milhões na construção e montagem de 15 unidades AME Saúde da Família. Quatro dessas unidades já foram inauguradas, uma será aberta à comunidade hoje (05), uma está em fase de finalização e oito estão em construção.
Para Jono Elvys Sento-Sé Espínola Ramos, a atenção da administração municipal com os profissionais médicos ratifica a abertura da Prefeitura para a discussão de questões relacionadas à saúde. “A presença dos gestores municipais nesse momento é fundamental, pois demonstra que estão abertos para trabalharmos juntos e alcançar o objetivo que é o bem da comunidade e o bom atendimento”, declarou.
Na solenidade, também foram sancionadas a Lei 2.488, que autoriza a criação da Empresa Pública de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do São Francisco – Vale Digital, e a Lei 2.490, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Analistas de Controle Interno e fixa a sua remuneração.