Durante a realização da Semana do Bebê em Juazeiro (de 12 a 18 de maio), a Rede Municipal de Ensino também realizará ações voltadas à reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece as crianças na sua primeira infância. Dessa forma, além das atividades realizadas pelos setores de saúde e social, o evento abrangerá o público das unidades de ensino e comunidade escolar.
Cada escola participante possui uma programação específica, desenvolvida com o objetivo de atender as necessidades da localidade na qual estão inseridas. Atividades como: palestras em parceria com o Conselho Tutelar; realização do “Dia da Fruta”; implementação de cuidados com a saúde bucal; rodas de diálogos sobre a importância da amamentação, da vacina, hábitos de higiene, alimentação saudável e outros cuidados com o bebê, fazem parte das ações.
A única orientação geral da coordenação da Semana do Bebê é que os envolvidos trabalhem com abordagens interdisciplinares, debates e oficinas temáticas sobre: Pré-natal, Planejamento Familiar, Direitos do Bebê e da Criança, Violência Infantil e Cuidados com a Saúde. “Dentro dessas diretrizes as escolas irão realizar suas atividades, respeitando a contextualização, demanda e realidade”, explicou a articuladora Luana Rodrigues.
Programação inicial:
Escola Municipal Eleotério Soares Fonseca (Pinhões)
Período: de 13 a 17 de maio
Escolas Municipais Manoel de Souza Bonfim e Américo Tanuri (Abóbora)
Período: de 11 a 15 de maio
Escola Municipal Raimundo da Cunha Leite (Juremal)
Período: de 13 a 17 de maio
Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza (Pinhões)
Período: de 13 a 16 de maio
Escolas Municipais Matilde Costa Medrado, Nossa Senhora das Grotas e Osório Teles de Mendes (Carnaíba)
Período: de 13 a 20 de maio
Escola Municipal de Educação Infantil Nosso Senhor dos Aflitos (Piranga)
Período: 19 de maio