Por Emaísa Lima

O Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro (Sintase) conta com a quantidade de 437 associados e realizou, na última sexta-feira (19), na sua sede, mais um processo eleitoral, em que culminou com 183 votos na Chapa 1 e na reeleição do presidente, Jorge Brandão e de seu vice, Ailton Messias.
O presidente reeleito, Jorge Brandão, agradeceu ao apoio de todos os seus eleitores. “Mais uma vez vocês me reelegem para presidência do nosso cotidiano. Sinto-me por demais honrado por esta vitória. Porque não é somente por mim, em absoluto, também porque me realizo quando trabalho para o meu semelhante. Assim a vitória é de todos os meus colegas: agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Um grupo me reelegeu, por reconhecimento das minhas atividades, porém como todos vocês que já conhecem o meu trabalho, jamais farei discriminação no cumprimento do meu dever. Todos terão vez, como sempre aconteceu. E o mesmo será nesta outra administração, que brevemente estaremos realizando.”
É preciso salientar que na eleição concorreram duas chapas: a Chapa 1: Jorge Brandão (presidente) e Ailton Messias (vice), eleitos com 183 votos; contra a Chapa 2: Ricardo Cruz (presidente) e Edsílvio Borges (vice) que tiveram 62 votos e contou com a quantidade de nove votos nulos.
A sede do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro (Sintase) fica localizada na Rua das Algarobas, nº 88, no bairro Centenário, em Juazeiro. O telefone para contato é (74) 3613-5059.
PROJETOS
- Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR)
- Incentivo adicional (14º Salário)
- Construção da sede própria
- Projeto de Lei para aquisição de protetor solar
- Projeto habitacional para os ACS e ACE
CONQUISTAS
- Regulamentação da profissão do ACS e ACE com a Lei 11.350 em 2006
- Piso salarial profissional nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE)
- Fardamento completo para os ACS e ACE
- Efetivação dos ACS como funcionários públicos municipais em julho/2007
- Aquisição de um automóvel
- Terreno para construção da sede própria do Sintase, de 1.760 m
- Serviço de assessoria jurídica aos associados
- 20% de insalubridade para os ACS e ACE em 2011
- 86 ACS que mudaram de área para outros bairros com aprovação do Conselho Municipal de Saúde
- 268 ACS e ACE que gozaram o direito a licença prêmio com autorização do gestor
- Prêmio da dengue para os ACE que atingiram a meta
- Contrato do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro de convênio com o plano Unimed 53 vidas, convênio com HGU 51 vidas, convênio com o plano odontológico Odonto Personalité 80 vidas, no total de 184
- PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica
- Acordo com o poder público quanto à jornada de trabalho dos ACE de 30 horas corridas das 7h30 às 13h30, chamado de “Turnão”




