Até o dia 30 de outubro, as reformas de quatro escolas – Manoel Nunes, no Poço da Cruz; Escola Municipal de Izacolândia e Guido Alves, também na comunidade de Izacolândia e Santo Antônio na Ilha do Massangano – estarão concluídas. O plano de reformas nas escolas da Rede Pública Municipal foi iniciado em agosto de 2013, como uma das medidas prioritárias da SEDUC para dotar as unidades de condições estruturais, de melhor convivência e ambiência à comunidade escolar. O governo municipal está investindo R$ 453 mil nas obras.
De acordo com o engenheiro responsável, Francisco Alencar, estão sendo feitos os serviços de correções no madeiramento (cobertura) e no revestimento nas paredes, substituição de portas, janelas, do piso e recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias e ampliação do “pé direito” (elevação das paredes). “Estamos bem adiantados, 70% das obras já foram concluídas. Faltam alguns retoques e acabamentos e a nova pintura em todas que é a maior demanda nessa parte final, porém, dia 30 estarão prontas para a entrega”, assegura.
Para o secretário de Educação de Petrolina, Heitor Bezerra Leite, as reformas nas escolas da rede além de recuperar a estrutura física dos prédios, também melhora as condições de trabalho dos docentes, coordenadores e gestores. “Facilita o acesso, a mobilidade e concorre para o aprendizado dos alunos e o bom desempenho dos educadores”, enfatiza.
A escola Manoel Nunes tem 190 alunos e dez turmas. A Santo Antônio, 123 alunos e conta com dez turmas, a Guido Alves tem 104 alunos e 13 turmas, enquanto a Escola Professora Lúcia Moreira de Lima e Souza tem 231 alunos e 10 turmas.
Texto e fotos: Setor de Educomunicação – SEDUC