Muitos estudos na área da educação já afirmam que família e escola devem ser parceiras na educação dos estudantes. Com base nessa primícia, a Secretaria de Educação de Petrolina está incentivando a relação com os pais. De forma sistemática e dentro da nova politica educacional, as reuniões de pais e professores estão fazendo parte do calendário das atividades das unidades escolares.
De acordo com Rosane Costa, tutora de gestão educacional, as reuniões de pais ocorrem no mínimo uma vez a cada bimestre. “No encontro existe um momento de acolhimento e de discussões de temas importantes como frequência, orientações de como ajudar nas atividades de casa e sempre é reforçada a importância da família na construção educacional e social da criança”, explicou.
Além do debate dos temas inerentes a vida escolar dos estudantes, as unidades estão aproveitando para utilizar diversas estratégias de aproximação e fortalecimento dos vínculos com as famílias dos estudantes. Na Escola Dom Malan, na comunidade do Lajedo, zona rural de Petrolina, por exemplo, nessa última reunião houve uma palestra sobre ‘autoestima e a educação dos filhos’.
Ilma Nogueira, gestora da Escola José Joaquim, localizada no bairro José e Maria, destaca que a relação entre família e a escola ‘é o que garante o sucesso da aprendizagem’. “Estamos fazendo nosso papel que é mostrar aos pais que é papel deles auxiliar nosso trabalho. Nesses espaços aproveitamos para mostrar aos pais como é nosso trabalho, como desenvolvemos nossas ações pedagógicas e convidar para que sejam cada vez mais junto à escola. Essa parceria vivifica nossa unidade escolar, fortalece os laços e é bom para todas as partes”, pontou.
“Estamos trabalhando muito para melhorar a educação de nossa cidade, como orienta o prefeito Miguel Coelho. Buscamos parceiras com fundações e institutos para potencializar esse eixo da relação familiar, pois acreditamos que teremos bons resultados com a interação dos pais e da escola”, comentou Maéve Melo, secretária de Educação do município.