Um relógio de bolso de ouro de 18 quilates do aviador Alberto Santos Dumont irá a leilão em São Paulo, nesta terça-feira (24). O lance mínimo, de acordo com a casa Dutra Leilões, é de R$ 100 mil.
O relógio de algarismos arábicos, fração de segundo cronógrafo e registro de 30 minutos progressivo, tem no seu interior a inscrição “Mai 1928 / Nº 20105 / Henri Dumont / Mouvement de Chronographe dedoublant/Execute specialement/pour/M. Santos Dumont/par/L. Leroy & Cie. França, século XX”.
Também será leiloada a batuta de madeira de Heitor Villa-Lobos, que pertencia à Maria Guedes Penteado, filha de Olivia Guedes Penteado, que custeou sua viagem e estudos em Paris. Maria Guedes Penteado ganhou de Villa-Lobos a batuta acompanhada de uma foto com dedicatória datada e assinada. “Após o falecimento de Maria, a relíquia foi passada para as mãos de sua filha, Yolanda Penteado de Camargo Loureiro, e depois para a neta Silvia Alessio Loureiro, atual proprietária da relíquia que será leiloada”, diz a Dutra Leilões, em nota.
Além destas peças, o pregão tem ainda pinturas, como a de Alfredo Volpi, “Fundo Azul com bandeirinhas multicoloridas”, e de pratas de porcelana da Cia das Índias, do século XVIII.
Além do leilão, a casa expõe as obras, com entrada gratuita, até o dia 23 de abril, das 14h às 21 horas, na Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, em São Paulo.