Por Caio Alves
Fotos: Caio Alves
Maria de Fátima Rodrigues Silva, de 53 anos, natural de Uiraúna – PB, mas há muito tempo escolheu Petrolina para morar, escreveu o livro ‘Quando parece impossível Deus faz o milagre’, que conta a sua superação e a autoestima que ela tem em vencer um câncer.
Graduada em Tecnologia de Marketing pela Unopar, ‘Tia Tatá’, como é conhecida por seus amigos, tem dois filhos, Carlos Thiago Rodrigues Silva e Carla Samantha Rodrigues Silva. O lançamento do livro aconteceu no dia 16 de junho na Igreja de Santa Luzia, na Cohab Massangano, em Petrolina, e toda a venda do livro será destinada à Comunidade Boa Nova, a serviço dos dependentes químicos, e para a Igreja Nossa Senhora de Fátima, Comunidade Parque Massangano.
Confira a entrevista que realizamos com Tia Tatá…
Diário da Região: Como descobriu que tinha câncer? Qual o tipo?
Tatá: Tudo aconteceu tão rapidamente que nunca me passou pela cabeça que estaria com essa enfermidade, visto que depois de exames rotineiros nada levava a crer que estaria com câncer. Muito embora as dores abdominais me causassem uma apreensão. E hoje sabemos que trata-se de uma tumoração ovariana, melhor “câncer de ovário” com estágio II. Os sintomas de dores abdominais me fez descobrir.
D.R.: Como reagiu à confirmação do diagnóstico?
Tatá: Sempre fui uma pessoa confiante e busco uma espiritualidade onde me faz crer em um Deus maravilhoso que cura e salva. Todo ser humano tem seus dias de queda e muitas vezes fraquejamos, neste em que me trouxeram a notícia penso que me encontrava totalmente revigorada na fé, pois naquele momento com a família reunida ao dar-me a notícia entendi que seria apenas uma provação e que o mais importante era querer viver e aceitar, se dissesse que foi com um sorriso estaria sendo hipócrita, mas eu diria com confiança e determinação… Pois tinha tratamento.
D.R.: Como foi/está sendo o tratamento? A recuperação?
Tatá: Foi necessária uma cirurgia, mas uma vez coloco a dedicação de meu médico Dr. Murilo onde foi retirado o ovário e mais umas amostras, pois tive metástase e ascite, dias depois da cirurgia comecei meu tratamento de quimioterapia no Cehon de Juazeiro, a primeira sessão confesso que tremi, depois fui me adaptando e estou até hoje, são dez meses de batalha na certeza da cura. Uma recuperação é sempre angustiante, pois envolve todo um processo de autoajuda, de família, de dedicação e também de oração. Recuperar é acreditar que dia após dia você pode acordar melhor.
D.R: E o livro, quando e o que motivou a senhora a começar a escrevê-lo?
Tatá: Sempre gostei de escrever e acho que Deus guardou esse momento especial, pois Ele sabia o quanto eu precisaria preencher meu tempo e não ficar pensando bobagens, então foi assim que tudo começou. A maior necessidade e motivação foi passar para as pessoas que tudo é possível, que Deus é puro amor, e acreditar que Ele, somente Ele nos cura, que os médicos são instrumentos desse amor… Minha maior motivação foi querer ajudar o próximo, pois sabemos que não é fácil ter câncer.
D.R.: Como foi, para a senhora, escrever esse livro contando da sua superação?
Tatá: Eu própria me surpreendi e me superei, pois sou uma pessoa que mesmo tendo graduação deixo muito a desejar em termo de saber compreender e interpretar, não tenho dúvida que o Espírito Santo escreveu por mim, até porque a cada frase eu pedia essa permissão a ele. Foi gratificante.
D.R.: A venda do livro tem uma parte que será revertida para doação. Qual o público que receberá a contribuição? Por que a senhora escolheu eles?
Tatá: Toda a vendagem do livro será doada. Decidimos eu e nosso pároco Pe. Givanildo que seria para a Comunidade Boa Nova, no Projeto N25 em parceria com a Diocese de Petrolina, responsável pela causa. Lá residem 19 internos dependentes químicos e essa renda ajudará na confecção de uma horta comunitária onde eles irão trabalhar. Foram escolhidos por Deus e por nós, pois sonho com um mundo melhor onde nós mesmos com alguma deficiência podemos ajudar a ver com outros olhos onde a droga deixa de existir trazendo de volta a dignidade, a paz e ao aconchego de seus lares. O mundo só precisa disso para mudar: Ver o outro com o olhar de Deus. Também vamos destinar um pouco à Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, onde vive momento de construção do templo no bairro Parque Massangano, comunidade da Paroquia de Santa Luzia.
D.R.: Alguém te ajudou a realizar essa obra?
Tatá: Sim… Jamais faremos algo sozinho, isso é fato. Primeiro fiz em segredo, pois queria ter certeza que tudo daria certo. Depois busquei ajuda e encontrei, Bruna Lorrana que criou a capa, e meu esposo José Carlos fez toda as correções.
D.R.: Pretende fazer outro livro?
Tatá: Tenho poucos sonhos, penso que Deus me deu mais que mereço, mas se for da vontade dEle, quero sim escrever o grande testemunho que é a resposta da cura, pela qual ainda luto, e digo mais já comecei a colocar algumas palavras no caderno, quem sabe. Muitas vezes aquilo que desejamos transmitir ou falar pra alguém sai através da caneta. Vou vendo o mundo, as pessoas, os jovens, enfim vou vendo onde posso ajudar, mas com certeza esse primeiro livro “Quando parece impossível Deus faz o milagre” marcou e marcará pela vida toda.
D.R.: Como faz para adquirir o livro?
Tatá: O livro está à venda na Paroquia de Santa Luzia, situada na Cohab Massangano, na Livraria Belas Artes também na Cohab Massangano, Rua 21, e no River Shopping na Banca de Revista (corredor). Também pode ser adquirido pelo telefone: (87) 3863-3491 ou pelo endereço virtual, f-tata@hotmail.com, é só deixar o recadinho e irei até você.