Servidores da prefeitura de Juazeiro, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), participaram nesta segunda-feira (30), em Salvador, do “CapacitaSUAS”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e contou com a participação de profissionais na área de assistência social de toda a Bahia, compartilhando temas como a especificidade e interfaces da proteção básica no Serviço Único de Assistência Social (SUAS), a atualização sobre a organização e oferta dos serviços da proteção social especial e a atualização sobre trabalho social com famílias.
Representaram a Prefeitura de Juazeiro no evento as coordenadoras de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Carla da Silva, Margaret Gama, Monica Leite, Walquíria Fonseca e Wilma Almeida e os técnicos da Proteção Social Especial (PSE), Aparecida Martins, Jéssica Carvalho, Luan Barros e Rosangela Landim.
“Foi gratificante participar do CapacitaSUAS, é a oportunidade que a gente tem de aprimorar ainda mais nossos conhecimentos para que possamos oferecer um atendimento mais assistido à população. Agradeço a prefeita Suzana pelo apoio e investimento em nossa formação técnica”, destacou a coordenadora do CRAS Quidé, Carla da Silva.
CapacitaSuas
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Suas. O público-alvo é formado por trabalhadores no exercício de suas atribuições. A estratégia também prevê a capacitação dos gestores e agentes do controle social e demais profissionais que atuam em órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (Secretarias de Assistência Social).
SUAS
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), está presente em todo o Brasil e tem como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento das dificuldades básicas, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. O programa possui um modelo de gestão participativa que unidas articulam os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
Texto: Maiara Santos – Ascom Sedes/PMJ