Servidores da Prefeitura de Juazeiro ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e Procuradoria Geral do Município (PGM) estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (20) na cerimônia de aniversário dos oito anos de criação da Operação Ronda Maria da Penha de Juazeiro. O evento foi realizado na sala do Cimemark do Shopping de Juazeiro e contou com a presença de representantes da Diretoria da Mulher do município, Rede de Proteção à Mulher, mulheres assistidas, oficiais, praças das Unidades Operacionais da Região Norte e lideranças políticas.
A superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira, prestigiou o evento e falou da importância da Ronda para Juazeiro. “A colaboração e dedicação da Ronda Maria da Penha em Juazeiro tem sido essencial na construção de um ambiente seguro e protetor para todas as mulheres. Juntas, estamos fortalecendo a rede de apoio e trabalhando para garantir que cada mulher se sinta amparada e protegida”, afirmou.
Ainda durante a cerimônia, o procurador do município, Thiago Cordeiro, destacou que a parceria entre as instituições que atuam na luta contra a violência contra a mulher é fundamental. “A Ronda Maria da Penha é uma importante ferramenta na luta contra a violência contra a mulher. É um serviço essencial para proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Para combater esta realidade, a Prefeitura de Juazeiro continua fortalecendo as ações de enfrentamento e combate”, destacou Cordeiro.
O evento também contou com a apresentação da peça teatral “Violência Doméstica: um problema de todos”, realizada pelo grupo teatral “Arte e Ação”. A peça abordou os diferentes tipos de violência contra a mulher e a importância da denúncia.
Ronda Maria da Penha
É uma operação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) que tem como objetivo prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Juazeiro foi implantada em 2015 e é a primeira do interior do estado.
Texto: Maiara Santos e Gabriel Filliph – Ascom PMJ