ASCOM SESAU/PMP
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, realizada através de oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Em Juazeiro, o evento acontece de 10 a 16 de maio sendo a 5ª Semana do Bebê no município.
Essa edição está cheia de novidades, pois o município convidou Petrolina e Sobradinho para a realização de ações que envolvem os direitos da primeira infância. Em Sobradinho será realizada a primeira Semana do Bebê, com o tema “Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido”, já em Petrolina, acontece no mês de novembro, mas as equipes estarão mobilizadas durante a semana com atividades voltadas ao tema.
Essa iniciativa tem o objetivo de fazer uma integração regional entre as cidades do Vale do São Francisco, incentivando outras a realizarem o evento, tão importante para garantir os direitos da primeira infância, dos adolescentes, da família e sociedade.
Este ano, haverá a presença de representantes do UNICEF ministrando palestras na 5ª Semana do Bebê 2015. A presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – ReHuNa, Daphnne Rattner, irá ministrar a palestra magna do Parto e Nascimento Humanizado. Carolina Velho, também representante do UNICEF, irá palestrar sobre ‘O direito de brincar’.
A UNIVASF também tem parceira na comissão da 5ª Semana do Bebê de Juazeiro com a realização de palestras, mesas redondas, minicursos e está com uma programação ampla, as vagas são direcionadas a todos os interessados. Serão 140 vagas na abertura do evento, realizado no mini-auditório e 58 vagas por turno nas outras.
Durante a programação a Univasf de Juazeiro e Petrolina realizarão capacitações para os profissionais de diversas áreas, também abertas a outras cidades, bem como estudantes e população. Qualquer cidadão poderá participar, através do Núcleo de Humanização ou pelo telefone 74-3612-3631 e realizar a pré-inscrição para os temas disponíveis no evento.
“É impressionante ver a receptividade e mobilização dos municípios participantes da Semana do Bebê. A proposta de união pelos direitos da primeira infância foi completamente aceita e todos se sentem co-responsáveis”, disse Carla Lorena Pesqueira, diretora de Humanização .