Nos dias 1º e 2 de julho, a cidade de Curaçá vivenciou a 64ª Festa dos Vaqueiros, reunindo milhares de pessoas. Na edição desse ano, o Governo Municipal investiu no resgate à tradição da festividade e na valorização dos costumes. Foram feitas também mudanças estruturais significativas para homenagear, de forma especial, a vaqueirama e atender as expectativas de todos que visitam a cidade nesse período.
O circuito da Avenida Dr. Pedro Santos Torres recebeu o nome do Vaqueiro Bina, um dos fundadores da Festa dos Vaqueiros. O diferencial desse ano foi a retirada dos sons automotivos, dando lugar às músicas locais e regionais que enalteceram ainda mais a cultura de toda vaqueirama. Nos três palcos alternativos, montados pelo Governo, vários artistas se revezaram e abrilhantaram ainda mais a festa.
A Avenida foi dividida em duas vias – uma para pedestres e a outra só para os vaqueiros. Com a organização do circuito diurno, os comerciantes locais elogiaram o novo formato. “Estou muito feliz com a volta da verdadeira festa dos vaqueiros. Como comerciante, posso dizer que com o novo espaço todo mundo saiu ganhando, a população e os turistas”, disse Fernando Oliveira.
Outra mudança importante foi o local da festa durante a noite, que prezou a comodidade e o bem-estar da população. Para isso, foi construído o Pátio, em tempo recorde, num terreno do Município, sendo nomeado de ‘Vaqueiro Epifânio’. Além disso, estrategicamente, essa iniciativa favoreceu o trânsito dos que circulam do centro da cidade aos bairros Curaçá 1 e Adolfo Viana. Para os moradores que residem em torno do local, os benefícios ultrapassam o período festivo: “Quero parabenizar a gestão por esse espaço, pois a gente sofria muito com a poeira e sem falar do período chuvoso que dificultava o acesso; estamos todos felizes e realizados”, destacou a Empresária Josefa Pereira.
Diferente dos outros anos, na entrada da festa foi arrecadado um quilo de alimento não perecível, para ser distribuídos à comunidade, atendendo famílias carentes de Curaçá. O evento também contou com o apoio da Polícia Militar e secretarias do município.
Ascom