Após a realização de Monitoramento dos Programas de Alimentação dos Municípios – conhecido como Restaurante Popular, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, desde a última segunda-feira (05), acontece em Brasília um encontro entre os Responsáveis Técnicos – Nutricionistas dos Restaurantes Populares, para apresentarem a conclusão dos relatórios e pendências dos seus municípios assim como o teste de aceitabilidade proposto pelo Ministério. O representante de Petrolina é o nutricionista Olavo de Oliveira Braga Neto, e o encontro segue até o próximo sábado (10).
Durante todo o ano de 2011, o Ministério, em parceria com a Universidade de Brasília – UNB, realizou o monitoramento dos Restaurantes Populares e um dos produtos dessa pesquisa foi o desenvolvimento de oficinas de regionalização e boas práticas de fabricação com todos os nutricionistas responsáveis técnicos que também estiveram presentes nos encontros realizados nas cidades de Brasília e em Salvador/BA durante o ano de 2011.
A I Oficina de Alimentação e Boas Práticas foi realizada no próprio Restaurante Popular nos meses de março, abril e maio deste ano e teve a duração de dois meses, composta por duas turmas com 15 alunos cada. Durante a oficina, foram realizadas palestras sobre o aproveitamento integral dos alimentos e momentos práticos, com a elaboração de receitas nutritivas. Na oportunidade, não só os funcionários do restaurante popular, mas frequentadores do restaurante tiveram a oportunidade não só de se alimentar, mas também de se capacitar.
O Restaurante Popular oferece refeições diárias a baixo custo, almoço R$ 1,50 e sopa, R$ 0,50, funciona de segunda a sexta-feira, onde são atendidas cerca de 21 mil pessoas mensalmente. O restaurante é um espaço multifuncional com som ambiente, sendo desenvolvido também eventos culturais, exposição de fotografias, apresentação de trabalhos, e fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, 895, Centro de Petrolina.