Restrição à propaganda é tema de encontro da Justiça Eleitoral

Foram esclarecidos assuntos pertinentes à propaganda eleitoral.

Representantes de partidos políticos, postulantes a cargos públicos e membros da Justiça Eleitoral, em Juazeiro, participaram na manhã de sexta-feira (27) de um encontro no intuito de discutir restrições e permissões quanto às propagandas eleitorais em outubro próximo.

A propaganda eleitoral é o ato de divulgar os nomes e o os números de candidatos a prefeitos e a vereadores, os slogans, os partidos e as coligações para sensibilizar os eleitores e conquistar votos, regida pela Lei 9.504 de 1997, artigos 36 a 57 e 73 e Resolução TSE 22.718 de 2008. A propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 5 de julho. Caso a propaganda ocorra antes da data prevista, estará caracterizada uma conduta vedada de propaganda antecipada, ou propaganda extemporânea, neste caso o responsável pela divulgação estará sujeito ao pagamento da multa.

O juiz eleitoral da 48ª Zona Eleitoral de Juazeiro, Valécius Passos Beserra, abriu o encontro apresentando a justificativa para as restrições às propagandas. “As leis e resoluções do TRE estão aí para que o processo eleitoral ocorra de maneira transparente e democrática. O objetivo não é reprimir e aplicar multas com leis repressivas, mas sim, igualizar os candidatos para garantir a lisura do pleito”.

Sem novidades

Para este ano não haverá grandes novidades no que diz respeito à restrição de propaganda política, com exceção da proibição de campanha pela rede social Twitter. José Ferreira de Souza, promotor de justiça do Estado, esclarece mais pontos sobre essa questão. “O primeiro grande problema que os candidatos enfrentam é o registro da candidatura. É de interesse do Ministério Público aferir todas as informações, portanto, algumas candidaturas esbarram já nesse primeiro obstáculo. Em seguida, vem a questão da propaganda, que é lícita, afinal, é um direito do candidato e do eleitor, mas que causa problemas quando é estridente e chega a incomodar, passando a ser ilegal. Por último, a prestação de contas pode causar problemas ao candidato eleito”.

O que se percebe, com isso, é que os candidatos precisam conhecer os pontos específicos da legislação eleitoral para que não ocorram problemas durante o pleito. “É de suma importância para os novos candidatos que haja uma explanação prévia sobre as restrições na campanha eleitoral, já que estas são tão importantes para manter a ordem durante os 90 dias de campanha eleitoral, principalmente no que diz respeito à internet – que tanto tem apavorado os pré-candidatos”, esclarece o vereador e pré-candidato José Carlos Medeiros.

Comungando dessa opinião, a presidente de partido, Edna França, acredita ser de fundamental importância esta apresentação sobre a Lei Eleitoral. “É preciso que não só os candidatos tenham esse conhecimento, pois a população também pode ajudar a fiscalizar irregularidades nas campanhas. Tendo conhecimento de como dever ser feita uma campanha dentro dos padrões exigidos pela Justiça, os candidatos não vão correr o risco de ter despesas desnecessárias com multas e nem irão provocar poluição sonora e visual”.

Em ano eleitoral, como este, é preciso ficar atento para as propagandas partidárias. “Esse tipo de publicidade só pode ser veiculado até junho e contendo a imagem apenas de dirigentes com cargos e não de candidatos”, elucida o promotor. De acordo com Vanderley Andrade, juiz criminal eleitoral das cidades de Casa Nova e Sobradinho, “as propagandas serão fiscalizadas intensamente com o apoio das polícias Civil, Militar e Federal em toda essa região”.

O que pode e o que não pode em campanhas

É permitido a propaganda intra-partidária com vistas à indicação do nome do pré-candidato na quinzena anterior, que antecede a convenção para escolha do candidato pelo partido, neste caso é vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, sob pena de sujeitar o responsável pela divulgação da propaganda. Quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário será condenado a pagar multa a definir ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

Da veiculação da propaganda no rádio e na televisão: no rádio a propaganda gratuita será veiculada das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, para prefeito e vice na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira; para vereador na terça-feira, quinta-feira e sábado. Na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21horas; para prefeito e vice na segunda, quarta e sexta; e para vereador na terça, quinta e sábado a partir de 21 de agosto.

Propaganda paga nos jornais, no máximo, 1/8 da página, até a antevéspera da eleição. É permitido propaganda por meio de telemarketing, torpedos e mala direta, a divulgação de pesquisas eleitorais com registro prévio na Justiça Eleitoral.

Não é permitida propaganda eleitoral em outdoors. O seu descumprimento acarretará sanções a empresa responsável, aos partidos, coligações e candidatos, à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa.

É vedada na campanha eleitoral a confecção, utilização e distribuição por comitê do candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

É permitido o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som para veicular jingle da campanha nos comícios das 8h às 22 horas. O uso de telões é permitido apenas para transmitir imagem e mensagem do candidato durante o evento. É proibida a realização de showmício ou de evento assemelhado para promoção de candidatos, e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar o comício e a reunião eleitoral. É permitida a distribuição em farol ou cruzamento de ruas e avenidas como movimento intenso, jornal de campanha, santinho, volante, cartazes, display e adesivos.

As carreatas e passeatas com simpatizantes em carro de som são permitidas, ficando vedada somente na véspera das eleições transformar o ato em comício. Na campanha eleitoral, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição.

É permitida a propaganda eleitoral por meio de fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições em bens particulares (muros), com tamanho de quatro metros quadrados em residências e terrenos particulares, desde que autorizado pelo proprietário ou possuidor do bem, ressalvados os preceitos de higiene e estética urbana constantes da legislação municipal pertinente. Também é permitido o uso de bonecos e cartazes móveis ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito.

Não é permitida a propaganda eleitoral que use símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgãos de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista. O descumprimento da regra constitui crime, punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa.

No dia da eleição não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, constituindo crime punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa.

Não é permitida a compra de votos, caso seja comprovada a captação ilícita de votos, o candidato estará sujeito a pena de multa e a cassação do registro ou do diploma. Os candidatos a vereador poderão utilizar material impresso desde que conste o partido o número e a coligação, para prefeito é obrigatório que o material impresso inclua o nome do vice, o nome da coligação e referencie as legendas que dela fazem parte. No material impresso de campanha eleitoral, é necessário que conste obrigatoriamente o CNPJ ou o CPF do responsável pela confecção, bem como de quem o contratou e a respectiva tiragem.

No dia da eleição os fiscais partidários poderão identificar-se somente com o nome do partido e da coligação. Qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, seja em recinto aberto ou fechado, independe de licença da polícia. No entanto, o candidato, partido ou coligação promotora do evento fará a devida comunicação à autoridade policial em no mínimo, 24 horas antes de sua realização, a fim de que esta lhe assegure as necessárias condições de sua realização, segurança e funcionamento do tráfego e dos serviços públicos que o evento possa afetar, evitando assim que dois ou mais partidos utilizem o mesmo local no mesmo dia e horário.

Por Laiza Campos

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

Gestão de Juazeiro inicia requalificação do Memorial da Bossa Nova, antiga casa de João Gilberto

post-image

Em Juazeiro, a memória da música brasileira ganha novos contornos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, iniciou a revitalização do Memorial Casa da Bossa Nova, espaço de homenagem localizado na residência de infância de João Gilberto, juazeirense conhecido como “pai da Bossa Nova”.

O projeto inclui a reconstrução do memorial, com o apoio da museóloga especializada Gilzia Dias Brito. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência mais completa sobre a vida e a obra do músico.

Três salas da casa serão usadas: duas para exposições com fotos, informações e trajetória, e uma para exibição de vídeos, shows e materiais de pesquisa, além de outras novidades. Para isso, estão sendo criados dois projetos: o museográfico, que organiza o espaço, as exposições e o fluxo de visitantes, e o museológico, que define missão, visão,…

Read More
Política Relevantes

Ação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35; 1 pessoa foi morta

post-image

Ao menos 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado na Bahia foram detidas na manhã desta terça-feira (4), durante uma operação da Polícia Civil contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no estado.

Realizada com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção na Bahia, a Operação Freedom contou com o apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF).

Além de Salvador e Eusébio, há mandados judiciais sendo cumpridos em Ilhéus e Aratuípe, na Bahia. A Justiça também autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial. O homem, cujo nome não foi divulgado, não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados…

Read More
Política Relevantes

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), em Brasília, a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O texto prevê a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios na formulação e implementação integrada das políticas educacionais.

Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) organiza esse setor, a ideia é que a educação básica do país seja organizada pelo SNE.

Em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, Lula agradeceu o trabalho do Congresso Nacional na criação do sistema, que está previsto na Constituição, incluído por emenda constitucional em 2009, e destacou que será uma ferramenta de acompanhamento da creche até a universidade.

Além disso, segundo ele, a medida deixa claras as responsabilidades de cada ente federado, as individuais e as compartilhadas.

Read More
Política Relevantes

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

post-image

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, de modo virtual, entre os dias 7 e 14 de novembro, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia

Na mesma sessão virtual deverão ser julgados os recursos de outros seis réus, todos antigos aliados do ex-presidente e que foram considerados o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado que tentou manter Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022. 

A ação penal na qual todos foram condenados entrou na pauta de julgamentos nesta terça-feira (28), um após ter se encerrado o prazo para apresentação dos recursos

Dentre os condenados, apenas não recorreu: o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e…

Read More
Política Relevantes

Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026

post-image

O Brasil e a  Indonésia assinaram, na madrugada desta quinta-feira (23), uma série de memorandos e acordos de cooperação nas mais diversas áreas, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital do país, Jacarta.

Em declaração à imprensa, os presidentes dos dois países disseram ter visões e posicionamentos comuns com relação à situação em Gaza, à necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como sobre o papel do Brics na defesa dos interesses do sul global.

Ao confirmar que disputará as eleições presidenciais de 2026, Lula disse que novos encontros, entre ele e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, ocorrerão para tornar a relação entre os dois países cada vez mais valorosa.

Segundo Lula, os acordos assinados pelos dois chefes de Estado caminham nessa direção,…

Read More
Política Relevantes

Governo prepara pacote antifacção para endurecer combate ao crime organizado

post-image

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhou ao Palácio do Planalto um conjunto de medidas, intituladas de “pacote antifacção”, com o intuito de endurecer o combate ao crime organizado. Entre as propostas estão a criação do tipo penal de “organização criminosa qualificada”, que prevê pena de até 15 anos de prisão; apreensão e perdimento antecipado de bens; a restrição à progressão de regime para os chefes do crime; e a previsão legal para infiltrar agentes nas quadrilhas.

O projeto de lei deve passar pelo crivo do ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa, antes de ser enviado ao Congresso Nacional.

Segundo interlocutores do ministro da Justiça, a lei que define o crime de organização criminosa não se enquadra mais à realidade das cerca de 80 facções em atividade no país. Por isso, seria necessário a atualização…

Read More
Política Relevantes

CPMI do INSS ouve ex-dirigentes de associação e conselho nesta segunda

post-image

Mais dois depoimentos serão tomados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do do INSS nesta segunda-feira (20), a partir de 16h. Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), terá de explicar mais de R$ 1,1 bilhão em descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

A ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) Tonia Andrea Inocentini Galleti deverá informar aos parlamentares o que teria bloqueado suas denúncias e pedidos de regulamentação dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados com associações e sindicatos. 

Suspeitas

A oitiva de Tonia Galleti atende a cinco requerimentos, dos senadores Izalci Lucas (PL-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e dos deputados Beto Pereira (PSDB-MS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Duarte Jr. (PSB-MA).

No seu pedido (REQ 60/2025), Izalci Lucas argumenta que a investigação no âmbito da CPMI não…

Read More
Sem Categoria

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

post-image

O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (13), que o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.

As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.

Suspeitas em todas as regiões

As 181 notificações em investigação estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia…

Read More