O quinto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2013, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) durante esta semana, aponta um índice de infestação predial de 0,4%, considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência de epidemia de dengue.
O resultado da pesquisa aponta redução de aproximadamente 34% em relação ao mesmo período do ano passado e ao resultado do 4ª LIRAa, realizado em julho. “É muito satisfatório ver que o comprometimento da gestão em promover qualidade de vida e saúde à população tem gerado frutos bons. Estamos empenhados em não permitir que Petrolina seja uma área de risco para a ocorrência de uma epidemia de dengue”, enfatiza a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.
A partir da próxima segunda-feira (09) as áreas mais vulneráveis como São Gonçalo, Cohab VI, João de Deus, Cohab V, Areia Branca, Henrique Leite terão atenção especial, por parte da SMS. “As regiões vulneráveis, diagnosticadas pelo LIRAa, serão trabalhadas de forma mais intensa para reduzir o problema da dengue. Vamos redirecionar e intensificar as medidas de controle para prevenir possíveis casos de dengue no município.”, frisa Araújo.
A regra básica para evitar a proliferação do mosquito da dengue é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Quando for necessário armazenar, que seja em local protegido com tampa para evitar a postura de ovos e aumento dos mosquitos.
Gabriella Moura