Agressividade, ansiedade e medo, agitação e nervosismo, apatia. Estes são alguns dos comportamentos que o doente de Alzheimer pode apresentar no seu dia a dia. Algumas atitudes podem deixar a família e o cuidador sem saber como agir. A reunião deste sábado (24) do Grupo de Apoio aos Cuidadores da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Sub-regional Petrolina visa discutir como lidar com o doente em situações como essas e em outras, muitas vezes vexaminosas.
O encontro terá como tema “Principais alterações de comportamento no paciente com Alzheimer” e será realizado a partir das 10h, no CENPRE-HGU (R. Dr. Geraldo Estrela, 100 – Centro). Podem participar cuidadores e/ou familiares de pessoas com Alzheimer. A coordenadora da ABRAz-Petrolina, Denise Cavalcanti, irá falar sobre o assunto.
Ela esclarece que a Doença de Alzheimer é uma demência que afeta as funções cerebrais e o paciente perde habilidades importantes, responsáveis pela realização de tarefas simples. Entre os comportamentos mais comuns já na fase inicial estão o esquecimento e a repetição da mesma pergunta várias vezes. Alguns pacientes tornam-se violentos e passam a tratar mal o cuidador ou familiar. Também é comum a ocorrência de alucinações, o que pode causar estresse e nervosismo para o paciente.
Durante a reunião, os participantes irão discutir sobre o que fazer para evitar agravar o estado do doente. “Vamos falar sobre os principais distúrbios de comportamento que afetam os pacientes com Alzheimer e dar dicas sobre a melhor forma de conduzir as situações para evitar outros problemas”, explica Denise.