Na próxima semana, Petrolina será sede para reuniões do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”. O encontro pretende reunir municípios da região do Médio São Francisco e do Sertão do Araripe, com o objetivo de apresentar e promover o “Viver sem Limites”.
Ao todo serão três reuniões que acontecerão no Auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A primeira e a segunda serão realizadas nesta segunda-feira (20), com os gestores municipais, às 9h, e com os Conselhos da Pessoa com Deficiência, Direitos Humanos, Assistência Social, Educação, Saúde, entre outros, às 14h. Já a terceira reunião acontecerá na terça-feira (21), com a sociedade civil, a partir das 9h.
Conforme a secretária de Acessibilidade, Rosemary Andrade, é uma honra receber a equipe do “Viver sem Limites”. “Para nós é uma honra imensa receber o pessoal do ‘Viver sem Limites’ para explicar a importância, difundir e fazer efetivo o plano na cidade”, afirma a secretária de Acessibilidade de Petrolina,Rosemary Andrade.
Entre os municípios participantes estarão os representantes de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz de Malta, Santa Filomena, Trindade.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, foi lançado em 17 de novembro de 2011 pela presidenta Dilma, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência. A proposta do “Viver sem Limite” é que os governos Federal, Estadual e Municipal façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência aconteça na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
Fernanda Marins
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina