Nesta segunda-feira, 16, foi realizada em Petrolina, no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf – reunião com representantes de diversos núcleos da cidade. O evento teve como principal objetivo a formação do Comitê Gestor Municipal do Programa “Água Para Todos”, que irá contar com representantes dos núcleos de Rajada, Pau Ferro, Uruás, Simpatia, Cruz Salina, Caitutu, Capim, Rio Jardim, Caroá, Nova Descoberta e Izacolândia, além de representantes do poder público.
O Programa “Água para Todos”, através de seis ações integradas, entre elas a cisterna de consumo humano, visa universalizar o acesso a água para a população de extrema pobreza da área rural do município. Segundo Leonardo Cruz, engenheiro da Codevasf e gestor do programa no estado, a Codevasf quer encerrar a entrega e instalação das cisternas, em Petrolina, no prazo de dois meses. “A orientação do Ministério da Integração é que façamos tudo com urgência e qualidade. São cerca de duas mil cisternas destinadas só a Petrolina e esse número pode aumentar, dependendo do levantamento que esse comitê que foi instaurado hoje faça. As cisternas já estão licitadas e a caminho, nós queremos fazer esse trabalho com a maior agilidade possível”, conta Leonardo.
Além da instalação de cisternas, o programa agirá através de outras frentes, como a perfuração de poços, e a construção de barreiros. “Esse programa precisa levar água a todos que ainda carecem dela. Além das cisternas, iremos construir pequenas barragens para que os animais também tenham água garantida e a população alvo do programa possa assegurar a perpetuação de seus pequenos rebanhos. Entregaremos kits de irrigação e perfuraremos mais de 200 poços no município”, explicou o Superintendente Regional Substituto da Codevasf, Luiz Manoel de Santana.