Por Alinne Torres
Fotos Arquivo Pessoal
Ensino de História: Trajetórias, desafios e possibilidades, esse é o tema da 9° edição da Revista Historien, lançada no início desse mês por estudantes (incluindo alunos egressos) e professores do colegiado do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina.
O periódico, que é online, surgiu em 2009 a partir da iniciativa de um grupo de estudantes e tem com propósito criar espaços para que estudantes de graduação possam divulgar trabalhos acadêmicos, bem como manterem diálogo com outras instituições do Brasil.
O leitor que acessar o site da Revista Historien, no endereço www.revistahistorien.com.br, terá a oportunidade de apreciar artigos sobre variadas temáticas como gênero, regional, ensino da cultura afro-brasileira, História do Brasil, da América, entre outros. A última edição faz um debate sobre a maneira como se ensina e se constrói o conhecimento histórico nas salas de aula do Ensino Médio e Fundamental.
“Pensamos na ideia de criar uma espécie de magazine pra divulgar nossos textos. Mas depois pensamos em crescer mais a ideia transformando-a em uma revista acadêmica voltada para a divulgação da produção dos estudantes de graduação. Desde início a proposta foi abraçada de forma muito especial pela professora Andréa Bandeira que nos ajudou a pensar nas seções e em como organizar a edição. Mas também contamos com o apoio do professor Moisés Almeida que se engajou e fez possível a realização desse trabalho”, frisa o editor da revista que também é professor mestrando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rafael Cruz.
De acordo com Cruz, uma das principais contribuições da Revista Historien é o incentivo a escrita de documentos que mostram a realidade em que os alunos estão inseridos, além de auxiliar no currículo acadêmico. Alunos e profissionais de História é o público-alvo da revista, mas pesquisadores de outras áreas das Ciências Humanas (Sociologia, Educação, Jornalismo) também podem enviar artigos.
“Já recebemos materiais de professores e estudantes de vários estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais. Na nossa 5° edição tivemos textos de professores da Argentina, do Uruguai e do Chile”, conta o professor Rafael Cruz.
Para participar das edições da Revista Historien, os interessados devem entrar no site do periódico e baixar as normas para publicação e de envio dos trabalhos. A próxima edição da revista está prevista para ser lançada em junho.


