Revolta: um aumento de mais de 800 por cento pode silenciar a noite juazeirense e desempregar trabalhadores do entretenimento

Imagine uma taxa que, de uma hora para outra, aumenta de 45 para 361,95 reais. Um aumento de pouco de 800%. Isso mesmo: 800 %. Abusivo, impraticável, beirando a extorsão. Pois é, a lei de número 09/2016, que alterou o código tributário do município de Juazeiro, de autoria do ex-gestor Isaac Carvalho e aprovada, ao apagar das luzes do ano de 2016, pelo legislativo municipal, passou a cobrar 361,95 reais, por noite, para que os donos de bares da cidade possam realizar shows de voz e violão nos seus estabelecimentos. Isso independente do porte do comércio. O valor da licença, já em vigor, é padrão e deve ser pago a cada show realizado. Os eventos realizados no interior do município passarão a custar 180, 97 reais.

Os donos de bares e músicos de Juazeiro, estão indignados com a nova taxa de licenciamento e já se mobilizam em um movimento para pedir explicações ao executivo e legislativo municipal. Um grupo deles, procurou o Portal Preto No Branco para reclamar do que considera um absurdo.

Jean Fernando, dono de dois espaços de entretenimento, já fala até em sair do ramo ” Essa medida chegou de uma forma assustadora. Como faço 5 eventos por semana, vai ficar impossível manter isso. Na primeira semana que recebi o novo valor, já fiz uma mudança geral. Em um dos espaços, em que contrato bandas maiores, vou tentar segurar apenas dois dias. No outro, em que contrato artistas locais, só vou abrir um dia na semana. Isso vai gerar um desemprego de 40 a 50 pessoas por semana, entre garçons, ajudantes, cozinheiros, músicos, entregadores, etc . Meu faturamento vai cair em cerca de 80 por cento. Infelizmente, e se esta lei não mudar, não terei condições de trabalhar. Já fiz uma conta rápida e teria que pagar, somente de licença para shows, algo em torno de 1.800 reais por semana. Por mês, um valor assombroso. Se não revisarem esta lei, corro o risco até de fechar o meu comércio. E outros estão na mesma situação”, lamentou Jean.

Max Marrone, proprietário de barzinho e piscaria, também foi pego de surpresa com o novo valor cobrado e não esconde a revolta “Isso é revoltante! Um dono de barzinho, de petiscaria, pagar uma taxa absurda dessa, que inclusive é até mais alta que o próprio cachê do artista para apresentar seu show, é um desrespeito aos comerciantes e aos artistas também. Nós, donos de bares, não temos condições de pagar uma taxa dessa por uma autorização para fazermos voz e violão no nosso comércio, onde a maioria não cobra couvert artístico. Espero que revejam isso e esta situação se resolva para podermos voltar a trabalhar novamente, porque deste jeito não tem condição nenhuma”, afirmou Max.

A indignação entre os músicos, é a mesma. Fábio Rauany também expressou sua surpresa com a nova taxa.

“Deste jeito, não teremos espaço para trabalhar mais. O valor do cachê que ganhamos para tocar 4 horas seguidas, já é muito pouco e com este aumento exorbitante, os donos de bares já dizem que vão parar de contratar nossos shows. Os músicos vão perder esta renda e há consequências para suas famílias. Garçons serão desempregados e perde a noite de Juazeiro, a terra tão bradada como musical, cultural. A terra de Ivete e da bossa nova. Confio que as autoridades vão se sensibilizar e rever isso” lamentou Fábio.

O valor do cachê dos músicos que tocam durante 4 horas nos bares da cidade, varia entre 150 a 200 reais. Assim, muitos ganham a vida e sustentam suas famílias.

O cantor Beg Night, conhecido na noite de Juazeiro, diz que os músicos vêm sofrendo perseguição desde a gestão passada “Isso já vinha acontecendo na gestão de Isaac Carvalho. É uma perseguição com nossa classe de músicos. Uma falta de respeito. Primeiro proibiram show com teclado na orla e eu tive que sair de lá. Depois proibiram bateria. Agora, com este aumento enorme da taxa de autorização, vão acabar com a música na noite de Juazeiro. A gente vota pensando em coisa melhor para a cidade e vem uma decisão desta. Estou indignado. Nós músicos devemos nos unir, agora mais do que nunca. Não sei onde esta gestão quer chegar. Ao invés de dar incentivo aos músicos, estão dificultando nossa vida”, desabafou Beg.

Hoje(25), às 14 horas, o grupo irá a Câmara de vereadores buscar explicações dos vereadores sobre a lei aprovada por eles. Uma lei que vai silenciar a noite juazeirense e obrigar os juazeirenses a atravessar a ponte para ouvir uma boa música.

Fonte: Preto no Branco

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More