O artista plástico Rinaldo Lima já havia retratado Luiz Gonzaga numa tela especial feita em 2011, em que o Rei do Baião tornou-se ‘caboclo de lança’. Na época, o pintor homenageava o grande mestre, unindo-o à realidade do maracatu.
Agora, para festejar os 100 anos de Gonzagão, Rinaldo Lima prepara uma exposição exclusivamente dedicada ao mestre do sertão. Para tanto, Rinaldo realizou pesquisa biográfica, buscou várias histórias do Rei do Baião, referências na pop-arte de Andy Warhol, também do expressionismo abstrato de Jackson Pollock. Rinaldo conta que “a maioria das telas está relacionada às capas de discos feitos por Luiz Gonzaga ao longo de sua carreira”.
São 15 telas inspiradas na pop-arte, em que as tonalidades fortes com tintas acrílicas norteiam o sentimento e a visão do pintor. Além disso, Rinaldo não deixou fora do seu trabalho a xilogravura, que popularizou os cordéis num movimento contemporâneo chamado realismo espontâneo com origem na Europa.
A exposição ao público será no próximo dia 14 de dezembro, na Univasf em Petrolina, e seguirá até o dia 14 de janeiro de 2013.
“Quem olhar a exposição vai achar que foram vários pintores que fizeram, pois não se trata de uma individual e sim uma coletiva, na verdade eu não busquei um traço particular e sim tentar ser coerente com o discurso, Luiz Gonzaga o Pop Star do Sertão,” explica o artista plástico, Rinaldo Lima. Que ressalta ainda está vivendo o ano mais produtivo de sua carreira artística, a qual foi iniciada há 16 anos.